Kelly Miyake

5 medicamentos incorporados ao programa Farmácia Popular em 2022

Em anúncio realizado no dia 29 de setembro de 2022, o Ministério da Saúde divulgou 5 novos medicamentos incorporados ao programa Farmácia Popular. Os remédios têm atuação principalmente no controle de doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca e diabetes.

Anunciados durante o simpósio sobre o Dia Mundial do Coração, a incorporação é a primeira desde 2011. Os medicamentos estarão disponíveis para a população em 30 dias após a publicação da portaria no Diário Oficial da União, realizada no dia 30 de setembro.

Com estimativa de beneficiar mais de 2,7 milhões de pessoas, os medicamentos incorporados ao programa Farmácia Popular são:

- Besilato de Anlodipino 5 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
- Succinato de Metoprolol 25 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
- Espironolactona 25 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
- Furosemida 40 mg (hipertensão arterial/gratuidade)
- Dapagliflozina 10 mg (diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular/modalidade de copagamento)

Programa Farmácia Popular do Brasil

Visando tornar disponíveis os medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, o Programa Farmácia Popular do Brasil é uma parceria com farmácias e drogarias da rede privada.

Além da gratuidade em medicamentos de hipertensão, diabetes e asma, o Programa ainda oferece até 90% de desconto em itens utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkison, osteoporose e glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária.