Kelly Miyake
7 ferramentas para fazer gestão de pessoas na drogaria
A gestão de pessoas na drogaria é um dos temas qua mais causa dúvidas nos gestores. Isso porque envolve o entendimento de pessoas e ferramentas que podem ser aplicadas para desenvolvê-las dentro da carreira na farmácia.
Pensando nos desafios enfrentados pelos gestores, fizemos um estudo sobre 7 ferramentas que podem te auxiliar na gestão de pessoas na drogaria, sendo elas:
Vamos conhecer a importância de cada uma passo a passo a partir de agora.
Pensando nos desafios enfrentados pelos gestores, fizemos um estudo sobre 7 ferramentas que podem te auxiliar na gestão de pessoas na drogaria, sendo elas:
- Onboarding
- Responsograma
- Pesquisa de Clima Organizacional
- Plano de Carreira
- Feedbacks
- Remuneração variável e metas
- Plataforma de cursos e conteúdos
Vamos conhecer a importância de cada uma passo a passo a partir de agora.
1. Onboarding
Também conhecido como integração, esse é o primeiro contato de um novo colaborador com a sua drogaria. É o passaporte de entrada para fazer parte da sua equipe.
Essa ferramenta é utilizada para ajudar na adaptação e garantir que esteja alinhado com as normas e o ambiente de trabalho. Ou para garantir que ele tenha todo o conhecimento sobre o dia a dia das atividades e saiba quais as habilidades que a vaga exige dele.
Utilize o onboarding para passar as informações da empresa, regras e normas de convivência, atividades e responsograma do colaborador, apresentá-lo ao time, metas a serem entregas e alinhar as expectativas.
Lembre-se: o onboarding não é realizado apenas no dia em que o colaborador chega para iniciar o trabalho. Ele acontece durante pelo menos três meses, onde ele estará em adaptação às regras, cultura, formas de trabalho e metas estipuladas.
Essa ferramenta é utilizada para ajudar na adaptação e garantir que esteja alinhado com as normas e o ambiente de trabalho. Ou para garantir que ele tenha todo o conhecimento sobre o dia a dia das atividades e saiba quais as habilidades que a vaga exige dele.
Utilize o onboarding para passar as informações da empresa, regras e normas de convivência, atividades e responsograma do colaborador, apresentá-lo ao time, metas a serem entregas e alinhar as expectativas.
Lembre-se: o onboarding não é realizado apenas no dia em que o colaborador chega para iniciar o trabalho. Ele acontece durante pelo menos três meses, onde ele estará em adaptação às regras, cultura, formas de trabalho e metas estipuladas.
2. Responsograma
Uma ferramenta criada pela escola de gestão Nortus que é amplamente utilizada para definir as responsabilidades essenciais de cada colaborador dentro da drogaria.
Através do responsograma, você irá pontuar quais são as principais atividades para a função ocupada, requisitos, diferenciais, preparo técnico e comportamental.
Cada um desses tópicos mostra exatamente quem é a pessoa certa para o cargo, quais as habilidades e conhecimentos ela deve ter e quais as funções ela irá desempenhar na rotina de trabalho.
Você pode criá-lo em um documento de word ou uma planilha, incluindo em tópicos cada atividade do colaborador e uma breve definição de como deve ser executada.
Apresente a ferramenta para o colaborador e se possível, lhe entregue uma cópia para que ele possa consultar ao longo dos dias seguintes.
Através do responsograma, você irá pontuar quais são as principais atividades para a função ocupada, requisitos, diferenciais, preparo técnico e comportamental.
Cada um desses tópicos mostra exatamente quem é a pessoa certa para o cargo, quais as habilidades e conhecimentos ela deve ter e quais as funções ela irá desempenhar na rotina de trabalho.
Você pode criá-lo em um documento de word ou uma planilha, incluindo em tópicos cada atividade do colaborador e uma breve definição de como deve ser executada.
Apresente a ferramenta para o colaborador e se possível, lhe entregue uma cópia para que ele possa consultar ao longo dos dias seguintes.
3. Pesquisa de clima organizacional:
Essa ferramenta irá te auxiliar a identificar os pontos positivos e negativos da farmácia na visão da sua equipe.
A pesquisa de clima organizacional pode ser realizada mensalmente, semestralmente ou anualmente para avaliar como a empresa colabora para o desempenho do time.
Através dessa pesquisa, você poderá montar planos de ação para melhorar os pontos fracos e fortalecer ainda mais aqueles que já são considerados fortes.
A pesquisa de clima organizacional pode ser realizada mensalmente, semestralmente ou anualmente para avaliar como a empresa colabora para o desempenho do time.
Através dessa pesquisa, você poderá montar planos de ação para melhorar os pontos fracos e fortalecer ainda mais aqueles que já são considerados fortes.
4. Plano de carreira:
O plano de carreira mostra claramente o caminho que o colaborador irá percorrer dentro da sua drogaria e até onde ele pode chegar. Se ele inicia na função de caixa, quais são as oportunidades que ele pode ter a partir disso?
Alinhada ao responsograma, essa ferramenta dá um direcionamento para o seu colaborador de onde ele pode chegar e o que precisa ser feito para atingir esses objetivos dentro da drogaria.
É uma ferramenta essencial para manter talentos e atrair novos.
Alinhada ao responsograma, essa ferramenta dá um direcionamento para o seu colaborador de onde ele pode chegar e o que precisa ser feito para atingir esses objetivos dentro da drogaria.
É uma ferramenta essencial para manter talentos e atrair novos.
5. Feedbacks:
Como é a cultura de feedbacks dentro da drogaria? Essa é uma ferramenta de gestão e comunicação utilizada para realizar avaliações e expor a opinião sobre pessoas e equipes. Porém, dar e receber feedbacks exige algumas habilidades. Não é só um processo de o seu colaborador falar e você ouvir ou vice versa.
Um exemplo, é sempre detalhar o feedback de acordo com a situação de forma que o outro entenda a motivação e ocasião pela qual ele está recebendo o elogio ou a correção. Também saia desse momento com um plano de ação estruturado para que o colaborador entenda os próximos passos.
Lembre-se: todos os feedbacks devem ser feitos de forma particular com o objetivo de desenvolvimento profissional.
Um exemplo, é sempre detalhar o feedback de acordo com a situação de forma que o outro entenda a motivação e ocasião pela qual ele está recebendo o elogio ou a correção. Também saia desse momento com um plano de ação estruturado para que o colaborador entenda os próximos passos.
Lembre-se: todos os feedbacks devem ser feitos de forma particular com o objetivo de desenvolvimento profissional.
6. Remuneração variável e metas
Estabelecer uma premiação para o cumprimento de metas é uma ferramenta que certamente irá ajudar na retenção de talentos e na motivação dos colaboradores.
Essa é uma forma de valorizar os colaboradores da drogaria e engajá-los com as metas da drogaria. Mas é importante ressaltar que essas metas devem seguir o modelo SMART, que já abordamos aqui na UDF.
Essa é uma forma de valorizar os colaboradores da drogaria e engajá-los com as metas da drogaria. Mas é importante ressaltar que essas metas devem seguir o modelo SMART, que já abordamos aqui na UDF.
7. Plataforma de cursos e conteúdos
Para desenvolver os conhecimentos e competências da sua equipe, você deve contar com uma ferramenta onde o time pode buscar o desenvolvimento de habilidades. Analise quais são as principais necessidades a serem desenvolvidas e busque uma plataforma para te auxiliar nisso.
Aqui na Universidade da Farmácia oferecemos cursos específicos do segmento farma para melhorar o desempenho da drogaria e dos colaboradores. Várias farmácias já usam o recurso de sala de aula para acompanhar o desempenho da equipe e fazer disso um diferencial na hora de realizar promoções de cargos.
Aqui na Universidade da Farmácia oferecemos cursos específicos do segmento farma para melhorar o desempenho da drogaria e dos colaboradores. Várias farmácias já usam o recurso de sala de aula para acompanhar o desempenho da equipe e fazer disso um diferencial na hora de realizar promoções de cargos.
Conclusão
Essas são algumas práticas e ferramentas essenciais para você começar a trabalhar a gestão de pessoas na drogaria através de ferramentas essenciais e eficientes. Ao aplicá-las, mensure os resultados da sua equipe e cheque os níveis de produtividade. Logo você e todos os colaboradores irão sentir a diferença em todo o clima organizacional da farmácia.
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