7 ferramentas para fazer gestão de pessoas na drogaria

A gestão de pessoas na drogaria é um dos temas qua mais causa dúvidas nos gestores. Isso porque envolve o entendimento de pessoas e ferramentas que podem ser aplicadas para desenvolvê-las dentro da carreira na farmácia.

Pensando nos desafios enfrentados pelos gestores, fizemos um estudo sobre 7 ferramentas que podem te auxiliar na gestão de pessoas na drogaria, sendo elas:

1. Onboarding
  2. Responsograma
  3. Pesquisa de Clima Organizacional
  4. Plano de Carreira
  5. Feedbacks
  6. Remuneração variável e metas
  7. Plataforma de cursos e conteúdos

Vamos conhecer a importância de cada uma passo a passo a partir de agora.

1. Onboarding

Também conhecido como integração, esse é o primeiro contato de um novo colaborador com a sua drogaria. É o passaporte de entrada para fazer parte da sua equipe.

Essa ferramenta é utilizada para ajudar na adaptação e garantir que esteja alinhado com as normas e o ambiente de trabalho. Ou para garantir que ele tenha todo o conhecimento sobre o dia a dia das atividades e saiba quais as habilidades que a vaga exige dele.

Utilize o onboarding para passar as informações da empresa, regras e normas de convivência, atividades e responsograma do colaborador, apresentá-lo ao time, metas a serem entregas e alinhar as expectativas.

Lembre-se: o onboarding não é realizado apenas no dia em que o colaborador chega para iniciar o trabalho. Ele acontece durante pelo menos três meses, onde ele estará em adaptação às regras, cultura, formas de trabalho e metas estipuladas.

2. Responsograma

Uma ferramenta criada pela escola de gestão Nortus que é amplamente utilizada para definir as responsabilidades essenciais de cada colaborador dentro da drogaria.

Através do responsograma, você irá pontuar quais são as principais atividades para a função ocupada, requisitos, diferenciais, preparo técnico e comportamental.

Cada um desses tópicos mostra exatamente quem é a pessoa certa para o cargo, quais as habilidades e conhecimentos ela deve ter e quais as funções ela irá desempenhar na rotina de trabalho.

Você pode criá-lo em um documento de word ou uma planilha, incluindo em tópicos cada atividade do colaborador e uma breve definição de como deve ser executada.

Apresente a ferramenta para o colaborador e se possível, lhe entregue uma cópia para que ele possa consultar ao longo dos dias seguintes.

3. Pesquisa de clima organizacional:

Essa ferramenta irá te auxiliar a identificar os pontos positivos e negativos da farmácia na visão da sua equipe.

A pesquisa de clima organizacional pode ser realizada mensalmente, semestralmente ou anualmente para avaliar como a empresa colabora para o desempenho do time.

Através dessa pesquisa, você poderá montar planos de ação para melhorar os pontos fracos e fortalecer ainda mais aqueles que já são considerados fortes.

4. Plano de carreira:

O plano de carreira mostra claramente o caminho que o colaborador irá percorrer dentro da sua drogaria e até onde ele pode chegar. Se ele inicia na função de caixa, quais são as oportunidades que ele pode ter a partir disso?

Alinhada ao responsograma, essa ferramenta dá um direcionamento para o seu colaborador de onde ele pode chegar e o que precisa ser feito para atingir esses objetivos dentro da drogaria.

É uma ferramenta essencial para manter talentos e atrair novos.

5. Feedbacks:

Como é a cultura de feedbacks dentro da drogaria? Essa é uma ferramenta de gestão e comunicação utilizada para realizar avaliações e expor a opinião sobre pessoas e equipes. Porém, dar e receber feedbacks exige algumas habilidades. Não é só um processo de o seu colaborador falar e você ouvir ou vice versa.

Um exemplo, é sempre detalhar o feedback de acordo com a situação de forma que o outro entenda a motivação e ocasião pela qual ele está recebendo o elogio ou a correção. Também saia desse momento com um plano de ação estruturado para que o colaborador entenda os próximos passos.

Lembre-se: todos os feedbacks devem ser feitos de forma particular com o objetivo de desenvolvimento profissional.

6. Remuneração variável e metas

Estabelecer uma premiação para o cumprimento de metas é uma ferramenta que certamente irá ajudar na retenção de talentos e na motivação dos colaboradores.

Essa é uma forma de valorizar os colaboradores da drogaria e engajá-los com as metas da drogaria. Mas é importante ressaltar que essas metas devem seguir o modelo SMART, que já abordamos aqui na UDF.

7. Plataforma de cursos e conteúdos

Para desenvolver os conhecimentos e competências da sua equipe, você deve contar com uma ferramenta onde o time pode buscar o desenvolvimento de habilidades. Analise quais são as principais necessidades a serem desenvolvidas e busque uma plataforma para te auxiliar nisso.

Aqui na Universidade da Farmácia oferecemos cursos específicos do segmento farma para melhorar o desempenho da drogaria e dos colaboradores. Várias farmácias já usam o recurso de sala de aula para acompanhar o desempenho da equipe e fazer disso um diferencial na hora de realizar promoções de cargos.

Conclusão

Essas são algumas práticas e ferramentas essenciais para você começar a trabalhar a gestão de pessoas na drogaria através de ferramentas essenciais e eficientes. Ao aplicá-las, mensure os resultados da sua equipe e cheque os níveis de produtividade. Logo você e todos os colaboradores irão sentir a diferença em todo o clima organizacional da farmácia.