Kelly Miyake

Canais de venda da farmácia: Como aproveitá-los?

Você já pensou em quantos canais você pode realizar uma venda na drogaria? Se você respondeu que é apenas no próprio estabelecimento, é hora de ler esse artigo e perceber quais oportunidades de alcançar o seu cliente a sua drogaria está perdendo.

Os canais de vendas são todos os meios que a sua drogaria possui de atender os clientes e concretizar uma venda, sendo ele no ambiente físico ou digital. Embora existam limitações para a dispensação de medicamentos que exigem a prescrição médica, outros produtos podem e devem entrar na sua estratégia de aproveitamento dos canais de venda para melhor atender o seu público.

Um exemplo de novos canais para vendas são os aplicativos de delivery que mudaram a forma de consumir produtos e facilitaram a vida dos clientes e dos estabelecimentos. Os pedidos feitos por aplicativos evitam erros de comunicação e dão mais segurança para ambos os lados, com o processo todo automatizado.

Esta é uma das possibilidades viáveis nas quais sua drogaria deve estar atenta para oferecer novas possibilidades de canais de vendas para o cliente. Mas a venda por aplicativos é apenas um exemplo. Você vai ver agora quais outras possibilidades existem no mercado e que sua farmácia pode estar perdendo.

Fizemos uma lista com 7 canais de vendas da drogaria que você deve considerar:

  1. Retirada em loja
  2. Delivery
  3. WhatsApp
  4. Facebook / Instagram
  5. Convênio
  6. Catálogo
  7. PDV


Conheça agora as estratégias para aproveitar o máximo de cada canal de venda para a drogaria. E fica um alerta: É importante verificar e analisar indicadores para checar se o valor das entregas realizadas por esses canais é rentável para a farmácia, de forma que você não tenha prejuízos.

Os 7 principais canais de vendas 

1. Retirada em loja

Esta é a modalidade em que o cliente pede por telefone, e-mail ou whatsapp e retira mais tarde. Também conhecida como “clique e retire”.

Além de ser mais uma opção para o seu cliente, esse canal de venda proporciona agilidade nos processos da drogaria e diminui as filas no estabelecimento. Oferecer a retirada de produtos em loja permite que o seu cliente faça um pedido através do telefone, whatsapp, aplicativo ou outra rede social e vá até a loja apenas para a dispensação da compra.

Atrelado a esse canal de venda, você ainda pode oferecer uma forma de pagamento através do PIX ou link de pagamento (caso seu sistema tenha essa possibilidade), de forma que o cliente não precise passar nem mesmo pelo checkout da drogaria. Esse formato exige que a sua equipe esteja organizada para receber e disponibilizar esse pedido com agilidade de até 1 hora e verifique o recebimento do pagamento.

2. Delivery

Já conhecido por muitos estabelecimentos como o “disk entrega” da farmácia, você pode modernizá-lo através do uso de aplicativos, por exemplo. O pedido não precisa ser feito apenas pelo telefone da drogaria, você pode abrir novos canais para o cliente realizar o pedido.

Você pode surpreender o cliente enviando junto aos produtos um brinde para o cliente ou uma amostra grátis. Esse é um formato que não exige que o cliente visite o ponto de venda, assim você perde as compras por impulso.

Ao enviar uma amostra grátis, o cliente pode se interessar pelo item e comprá-lo em um próximo pedido. Outra forma de incrementar a venda é enviar um cupom ou jornal de ofertas para que o cliente já planeje a próxima compra.

3. WhatsApp

É um ótimo canal para agilizar a venda, mas é preciso ter alguns cuidados para não passar da medida.

Lembre-se que o whatsapp é muito pessoal, ou seja, o usuário mantém conversa ali com pessoas de convivência mais próxima. Portanto, ele não deseja receber uma panfletagem dos seus produtos e promoções nessa rede social.

Para usar o whatsapp na farmácia é sempre mais viável esperar que o cliente acione você e, assim, respondê-lo rapidamente de maneira eficaz.

Você pode utilizar alguns recursos para agilizar o atendimento, como o whatsapp web. Assim, você pode sempre o deixar aberto no computador dos atendentes de forma que facilite a resposta e interação com os clientes.

Além disso, pode criar grupos onde os clientes receberão diariamente suas promoções e ofertas exclusivas para aquele canal.

4. Facebook e Instagram

Diferentemente do whatsapp, essas duas redes sociais permitem que você faça divulgação ativa, expondo seus produtos e informando sobre promoções. Entretanto, para se tornar um canal eficaz de venda também é essencial agilidade nas respostas nas duas plataformas.

Garanta que todos os clientes serão atendidos em, no máximo, 10 minutos. Caso contrário, ele irá buscar a solução em outra drogaria. Em ambas as plataformas, a constância de publicações e engajamento é lei.

Portanto, trabalhe com publicações periódicas e interaja com sua base de seguidores.

5. Convênio

Certamente a sua drogaria oferece algum tipo de convênio com empresas ou com órgãos públicos da cidade. Mas, quando foi a última vez que você foi até a empresa oferecer um produto com desconto especial? Ou até mesmo mostrar alguma novidade?

Não espere apenas os clientes buscarem você. Aproveite oportunidades de venda como essa. Você pode entrar em contato com uma empresa de médio porte e levar uma pequena palestra do seu farmacêutico sobre o uso de polivitamínicos, por exemplo.

Você pode fazer um sorteio de alguns produtos para criar engajamento com o público e levar um pequeno estoque para comercializar com um desconto especial. Se fizer boas vendas, coloque em sua agenda para retornar após o tempo de uso da vitamina e vender novamente.

6. Catálogo

Certamente a sua drogaria oferece algum tipo de convênio com empresas ou com órgãos públicos da cidade. Mas, quando foi a última vez que você foi até a empresa oferecer um produto com desconto especial? Ou até mesmo mostrar alguma novidade?

Diferente de um jornal de ofertas, um catálogo possui uma aparência mais robusta e com mais produtos ofertados. Esse canal de venda já foi adotado por várias empresas de cosméticos e contam com revendedoras que fazem a venda e entregam os produtos. Já pensou nessa possibilidade para a sua drogaria?

Crie um catálogo de vendas de produtos de perfumaria, beleza, estética e novidades para alcançar esse público. Você pode distribui-los na cidade ou dar uma comissão para revendedoras que fizerem as vendas dos seus produtos. Importante: verifique quais os produtos podem ser ofertados nesse material.

7. PDV – Ponto de Venda

Por fim, o mais tradicional dos canais de venda. Investir no seu ponto de venda é a principal forma de garantir que você não irá mais perder nenhuma venda.

Neste canal, verifique se sua fachada está atrativa para que o cliente reconheça a sua drogaria, se internamente a loja é limpa e bem iluminada, se existe alguma forma de gestão de categorias e layoutização eficiente e se toda a equipe tem preparo e conhecimento sobre táticas de venda.