Kelly Miyake

Como fazer a organização das gôndolas na farmácia

Se você faz compras on-line, já percebeu a importância da disposição e localização dos produtos em um site na hora de comprar. Isso porque se você não encontrar rapidamente aquilo que está buscando em uma loja virtual, certamente irá buscar em outra.

No ponto de venda físico não é diferente. A forma como você organiza as gôndolas da sua drogaria impactam diretamente na experiência de compra do seu cliente.

Ou seja, ele pode fazer as compras no concorrente só porque lá encontra os produtos com mais rapidez e facilidade. Agora que você percebeu que pode perder vendas pelo simples motivo do seu cliente não encontrar o produto que ele busca, o que pode fazer para resolver essa situação?

Quando o cliente entra na drogaria, já na primeira visão, ele deve perceber como está a setorização, ou seja, a divisão dos produtos em categorias. Mesmo que naquele momento ele ainda não olhe atentamente para cada uma delas, ele vai ter uma visão panorâmica de onde estão os principais tipos de produtos.

Assim, o primeiro passo para situar o seu cliente, é fazer uma setorização eficiente. Para isso, divida sua farmácia em categorias como:

a) Cuidado Infantil
b) Dermocosméticos
c) Nutricosméticos
d) Saúde masculina e sexual
e) Tratamento dermatológico
f) OTCs e MIPs
g) Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
h) Cuidados ao paciente
i) Conveniência
j) Prescrição/Balcão
k) Caixa

Lembre-se de colocar uma comunicação visual em cada uma dessas áreas de forma que o cliente consiga enxergar mesmo à distância. Para isso, ela deve estar acima da altura da cabeça, utilizando letras grandes e de fácil leitura.

Evite elementos em excesso como imagens e símbolos que dificultem a identificação do cliente. Agora que o cliente já consegue se situar amplamente pelas áreas da sua loja, é hora de olhar mais de perto.

Ou seja, verifique cada uma das categorias citadas anteriormente e liste os produtos que se encaixam em cada uma delas. Por exemplo:

a) Cuidado Infantil: Nessa área deve dedicar-se um espaço para fraldas, lenços umedecidos, pomadas antiassaduras, xampus e sabonetes infantis, esponjas, saúde bucal do bebê, mamadeiras, chupetas, leites e fórmulas.

Ao identificar em todo o mix de produtos aquilo que se destina a categoria infantil, é hora de colocar isso disposto nas gôndolas. Essa é outra etapa importante para a localização do seu cliente. Por isso é necessário agrupar os itens semelhantes em áreas próximas da gôndola. Como por exemplo: xampus e condicionadores; fraldas e lenços umedecidos; chupetas e mamadeiras. Esses produtos devem estar sempre dispostos um ao lado do outro.

Além dessa sub divisão por subcategorias, agrupe também os itens por marca. A ordem por marcas deve seguir a sequência das de maior valor para as de menor valor.

Essa dica vale para toda a setorização da drogaria!

Altura dos produtos na gôndola

Ainda sobre a disposição de produtos nas gôndolas, outro fator a ser observado é a altura em que cada produto irá ficar em relação ao cliente. Vamos chamar essa estratégia de “níveis da prateleira”, segmentá-la em 5 partes e explicar a importância de cada uma delas na organização da sua drogaria:

  1. Acima da Cabeça
  2. Altura dos Olhos
  3. Linha da cintura
  4. Abaixo da cintura
  5. Próximo ao chão

1. Acima da cabeça

Os produtos localizados nas prateleiras das gôndolas que se encontram acima da cabeça dos clientes também estão posicionados acima do seu campo de visão, ou seja, perdem visibilidade. Nessas áreas, devem ser posicionados itens de menor interesse do cliente, mas que é necessário em toda drogaria.

2. Altura dos olhos

Esse é o “horário nobre” da estratégia de setorização. São nessas prateleiras que devem ser expostos os itens com uma margem de lucro mais alta e gerem compras por impulso. Destine essa área para produtos mais rentáveis e de maior giro. Por serem produtos que saem com mais rapidez da drogaria, fique sempre atento à reposição deles na prateleira e no seu estoque!

3. Linha da cintura

São aqueles produtos que estão literalmente na palma da mão dos seus clientes. A posição deles torna fácil que sejam pegos da prateleira. Assim como no nível anterior, garanta que nessa área tenha produtos de alto giro.

Lembre-se: muitos consumidores entram na sua drogaria olhando para o próprio celular. Isso faz com que a linha de visão abaixe cerca de 15º, ou seja, o cliente vai ver ainda mais essas prateleiras!

4. Abaixo da cintura

Mesmo que essa prateleira não esteja mais no campo de visão do cliente, ela é ideal para colocar produtos de baixo valor e que os clientes gostam de comprar, pois ainda são identificáveis pelo consumidor.

5. Próximo ao chão

Deixe essa área para produtos mais pesados, para evitar perdas durante o deslocamento, facilita a reposição e ajuda a reduzir acidentes.

Conclusão

Para saber se a disposição de produtos está sendo eficiente, você pode mensurar os resultados de cada categoria ou subcategoria de produto. Meça durante determinado período como foram as vendas, quantidade de unidades vendidas e lucratividade daquele espaço. Depois, faça a mudanças que você viu durante esse artigo. Novamente, mensure os mesmos dados no período pós alteração e organização das gôndolas.

Assim, você conseguirá perceber quais ações e quais produtos foram mais efetivos com a mudança! Dessa forma, você pode estabelecer metas de vendas por categorias para sua equipe, de forma que ela também fique responsável por manter a organização e disposição de cada gôndola, sugerir ações promocionais para aquela linha de produtos, evitar rupturas e garantir a limpeza do espaço.