Universidade da Farmácia
Como organizar a drogaria para ser um ponto de venda eficiente
Aumentar as vendas, os itens por sacolinha e o ticket médio da drogaria ao mesmo tempo é o sonho de todo dono de farmácia. Para isso, é necessário organizar a drogaria para ser um ponto de venda eficiente. Ou seja: transformá-la no seu melhor vendedor.
Mas, será que é possível fazer isso ainda fazer o consumidor sentir que você o ajudou? Sim, é possível e esse artigo está aqui para provar isso. E mais além: te contar como fazer, quais são os aspectos que importam, o que realmente impacta o shopper e como tudo isso converge em mais vendas e mais lucratividade.
O nosso objetivo é trazer informações para impulsionar a inovação, organização e aprimoramento do seu PDV (ponto de venda), seja na exposição dos produtos, na otimização da jornada de compra do shopper ou em melhor experiência oferecida aos clientes.
Todos esses preceitos fazem parte das técnicas do Gerenciamento por Categoria e layoutização inteligente. E nós vamos começar a analisar todos os aspectos necessários para criar um ambiente que vende, mostrando que nem só de mobiliário vive uma boa layoutização do seu PDV.
Mas, será que é possível fazer isso ainda fazer o consumidor sentir que você o ajudou? Sim, é possível e esse artigo está aqui para provar isso. E mais além: te contar como fazer, quais são os aspectos que importam, o que realmente impacta o shopper e como tudo isso converge em mais vendas e mais lucratividade.
O nosso objetivo é trazer informações para impulsionar a inovação, organização e aprimoramento do seu PDV (ponto de venda), seja na exposição dos produtos, na otimização da jornada de compra do shopper ou em melhor experiência oferecida aos clientes.
Todos esses preceitos fazem parte das técnicas do Gerenciamento por Categoria e layoutização inteligente. E nós vamos começar a analisar todos os aspectos necessários para criar um ambiente que vende, mostrando que nem só de mobiliário vive uma boa layoutização do seu PDV.
Por que a layoutização impacta o cliente?
O layout interno de uma drogaria é um grande diferencial para a percepção do cliente sobre a marca. Além disso, gera um fluxo mais lógico e favorável ao consumidor – e, claro, ao consumo.
Muitas farmácias independentes são reconhecidas na região pelo tempo que estão atuando, pela amizade com o atendente ou com o farmacêutico, por exemplo. Mas, essa realidade mudou. Não é por acaso que drogarias que fazem parte de associações ou grandes redes têm ganhado cada vez mais mercado e já detêm a maior fatia do valor de vendas do varejo farmacêutico. Elas trazem uma forte identidade visual, marcas com as quais o consumidor já está familiarizado e lojas muito bem setorizadas e layoutizadas.
O layout da farmácia é muito importante para se posicionar perante a concorrência e ser identificado pelos clientes.
Por isso, podemos afirmar, com certeza, que os “modelos” de drogarias possuem uma enorme influência sobre os atos dos consumidores e as vendas da loja.
Portanto, trabalhar o layout da farmácia de forma coerente – mesmo que seja um ambiente pequeno – contribui para que o cliente se sinta confortável, acolhido e atraído para dentro da sua loja.
Muitas farmácias independentes são reconhecidas na região pelo tempo que estão atuando, pela amizade com o atendente ou com o farmacêutico, por exemplo. Mas, essa realidade mudou. Não é por acaso que drogarias que fazem parte de associações ou grandes redes têm ganhado cada vez mais mercado e já detêm a maior fatia do valor de vendas do varejo farmacêutico. Elas trazem uma forte identidade visual, marcas com as quais o consumidor já está familiarizado e lojas muito bem setorizadas e layoutizadas.
O layout da farmácia é muito importante para se posicionar perante a concorrência e ser identificado pelos clientes.
Por isso, podemos afirmar, com certeza, que os “modelos” de drogarias possuem uma enorme influência sobre os atos dos consumidores e as vendas da loja.
Portanto, trabalhar o layout da farmácia de forma coerente – mesmo que seja um ambiente pequeno – contribui para que o cliente se sinta confortável, acolhido e atraído para dentro da sua loja.
Afinal, o que é layoutização?
Podemos dizer que layoutização é a “forma” do espaço físico. Tecnicamente, trata-se de um conjunto de fatores que, quando bem trabalhados, melhoram os resultados da drogaria em faturamento e em lucratividade.
Criar o melhor layout para o ponto de venda é o mesmo que estudar a melhor maneira de “distribuir” os móveis (mobiliário) e pessoas no espaço físico.
Um layout bem planejado, junto a estratégias de marketing e escolha de mix adequado, melhoram a experiência de compra do shopper, pois deixamos o ambiente confortável e vendável por si só.
Ao layoutizar um ambiente podemos dizer que estamos estabelecendo um percurso para o consumidor percorrer, através de setorização e gestão de categorias efetivas, fazendo com que as chances de compras possam ir além do planejado.
Fatores que influenciam na layoutização
1. Fachada
O layout da farmácia começa na comunicação externa da loja. O primeiro símbolo mais marcante de um estabelecimento é a fachada, pois, esse é o contato inicial do cliente com a drogaria.
A fachada é a forma de comunicação capaz de definir a maneira como os consumidores veem a loja e são atraídos por ela (ou não). Podemos classificar a fachada como uma “área externa de vendas”, capaz de repelir o shopper caso esteja visualmente poluída, suja, queimada…
Assim como a área interna de vendas, a fachada e os espaços do lado de fora da drogaria também precisam de atenção no planejamento das reformas e adequação de layout. Busque materiais de boa qualidade e que sejam duráveis, pois o contato com as mudanças climáticas é um fator importante na deterioração do letreiro e de outros elementos instalados.
Lembre-se: a fachada faz parte do cartão de visitas da sua marca e as dimensões e elementos usados devem ter adequação com o espaço interno e a comunicação como um todo.
A fachada é a forma de comunicação capaz de definir a maneira como os consumidores veem a loja e são atraídos por ela (ou não). Podemos classificar a fachada como uma “área externa de vendas”, capaz de repelir o shopper caso esteja visualmente poluída, suja, queimada…
Assim como a área interna de vendas, a fachada e os espaços do lado de fora da drogaria também precisam de atenção no planejamento das reformas e adequação de layout. Busque materiais de boa qualidade e que sejam duráveis, pois o contato com as mudanças climáticas é um fator importante na deterioração do letreiro e de outros elementos instalados.
Lembre-se: a fachada faz parte do cartão de visitas da sua marca e as dimensões e elementos usados devem ter adequação com o espaço interno e a comunicação como um todo.
2. Iluminação
A iluminação é parte de um “jogo de sedução” que o produto faz com o cliente, porque é um elemento que desperta sensações nas pessoas. Faz toda a diferença ter uma luz muito fria (azulada) ou muito quente (amarelada), por exemplo.
Em um ambiente fechado e controlado, as lâmpadas devem ser posicionadas estrategicamente para darem visibilidade aos produtos da drogaria, principalmente quando queremos colocar um produto ou setor em evidência.
A farmácia é um ambiente de saúde e bem-estar e a iluminação ambiente tem que passar essa sensação nas pessoas.
Em um ambiente fechado e controlado, as lâmpadas devem ser posicionadas estrategicamente para darem visibilidade aos produtos da drogaria, principalmente quando queremos colocar um produto ou setor em evidência.
A farmácia é um ambiente de saúde e bem-estar e a iluminação ambiente tem que passar essa sensação nas pessoas.
3. Paredes e pisos
É importante que o imóvel esteja em condições adequadas para uma drogaria. As paredes precisam estar com uma pintura clara bem-feita, sem infiltrações e mofos.
Os pisos devem seguir a mesma linha das paredes. Em conjunto com a iluminação, as paredes e pisos claros vão remeter à assepsia.
Os pisos devem seguir a mesma linha das paredes. Em conjunto com a iluminação, as paredes e pisos claros vão remeter à assepsia.
Evite pisos escuros na loja, não é legal para o aspecto visual da loja e é um dos fatores negativos para a drogaria. Por que? Pisos escuros não refletem a luz e aparentam estar sempre sujos.É importante que o imóvel esteja em condições adequadas para uma drogaria.
4. Mobiliário
Os móveis são uma parte extremamente importante do ponto de venda e deve ser escolhido no momento do desenvolvimento do projeto da farmácia.
Os shoppers precisam entender a disposição da drogaria para conseguirem “se encontrar” enquanto caminham pelos corredores. Se ele não achar facilmente o que precisa na farmácia, simplesmente vai embora.
A última pesquisa sobre comportamento do consumidor de drogaria mostra que 84% das pessoas não voltam a comprar em uma farmácia quando ele não encontra o que procurava ou precisava.
Além disso, a aparência dos móveis também é fator de tomada de decisão do cliente. Como já falamos, farmácia é um estabelecimento de saúde, a limpeza e a aparência dos móveis contam muito.
Os shoppers precisam entender a disposição da drogaria para conseguirem “se encontrar” enquanto caminham pelos corredores. Se ele não achar facilmente o que precisa na farmácia, simplesmente vai embora.
A última pesquisa sobre comportamento do consumidor de drogaria mostra que 84% das pessoas não voltam a comprar em uma farmácia quando ele não encontra o que procurava ou precisava.
Além disso, a aparência dos móveis também é fator de tomada de decisão do cliente. Como já falamos, farmácia é um estabelecimento de saúde, a limpeza e a aparência dos móveis contam muito.
5. Disposição de mobiliário
A disposição do mobiliário deve ser feita de modo que facilite o percurso do shopper dentro da loja.
A circulação nos corredores deve ser confortável, sem itens ou móveis que obstruam o caminho. O campo de visão deve ser mantido amplo.
A disposição do mobiliário deve ser feita de modo que facilite o percurso do shopper dentro da loja. A circulação nos corredores deve ser confortável, sem itens ou móveis que obstruam o caminho.
O campo de visão deve ser mantido amplo.
A circulação nos corredores deve ser confortável, sem itens ou móveis que obstruam o caminho. O campo de visão deve ser mantido amplo.
A disposição do mobiliário deve ser feita de modo que facilite o percurso do shopper dentro da loja. A circulação nos corredores deve ser confortável, sem itens ou móveis que obstruam o caminho.
O campo de visão deve ser mantido amplo.
6. Mix de produtos
Conquistar o consumidor significa oferecer o que ele procura dentro da farmácia. Ter variedade de produtos é essencial para responder às demandas de diferentes tipos de público.
Perfumaria e higiene, suplementos, vitaminas, medicamentos, fraldas e produtos infantis. Esses são os principais itens que você deve ter na farmácia e eles devem estar bem sinalizados, de forma clara.
Lembre-se que é preciso conhecer muito bem os números da farmácia para conseguir abastecer o estoque da loja de acordo com o giro de vendas de cada item.
Assim, você nunca ficará com produtos em excesso e, o que é ainda pior, não ter o produto disponível na loja – a chamada ruptura de estoque.
Perfumaria e higiene, suplementos, vitaminas, medicamentos, fraldas e produtos infantis. Esses são os principais itens que você deve ter na farmácia e eles devem estar bem sinalizados, de forma clara.
Lembre-se que é preciso conhecer muito bem os números da farmácia para conseguir abastecer o estoque da loja de acordo com o giro de vendas de cada item.
Assim, você nunca ficará com produtos em excesso e, o que é ainda pior, não ter o produto disponível na loja – a chamada ruptura de estoque.
7. Setorização
Fazendo a setorização bem-feita, podemos induzir o shopper a fazer o caminho que queremos dentro da loja. Esse caminho não é só um: cada consumidor vai fazer de uma forma, de acordo com o que ele foi buscar. A forma de criar esses caminhos é fazendo uma setorização clara e eficiente.
Seja qual “caminho” o shopper escolher ele vai se deparar com outros itens que são necessários e acabar comprando por impulso. Para isso, sua farmácia precisa oferecer com excelência tanto o autosserviço, quanto o atendimento de balcão.
É aqui que mora o “segredo” da compra por impulso, aumentando a quantidade produtos por cestinho e o ticket médio.
Entenda que você não vai “empurrar” no shopper algo que ele não quer ou não precisa. Neste momento, você está prestando a ele um serviço, economizando o tempo dele e o lembrando de itens que ele não estava considerando a compra naquele momento, mas iria precisar em breve.
Seja qual “caminho” o shopper escolher ele vai se deparar com outros itens que são necessários e acabar comprando por impulso. Para isso, sua farmácia precisa oferecer com excelência tanto o autosserviço, quanto o atendimento de balcão.
É aqui que mora o “segredo” da compra por impulso, aumentando a quantidade produtos por cestinho e o ticket médio.
Entenda que você não vai “empurrar” no shopper algo que ele não quer ou não precisa. Neste momento, você está prestando a ele um serviço, economizando o tempo dele e o lembrando de itens que ele não estava considerando a compra naquele momento, mas iria precisar em breve.
8. Gestão de categorias
Expor os produtos de forma correta dentro dos setores é muito importante para aproveitar ao máximo as oportunidades de venda. Quanto mais claro estiver para o shopper, melhor.
Vale ressaltar que as categorias correlatas devem estar sempre, próximas. Por exemplo, acetona, algodão e outros itens de cutelaria devem ficar perto da perfumaria feminina. Leite, fraldas e itens infantis também.
Vale ressaltar que as categorias correlatas devem estar sempre, próximas. Por exemplo, acetona, algodão e outros itens de cutelaria devem ficar perto da perfumaria feminina. Leite, fraldas e itens infantis também.
9. Precificação
Deixar claro o preço do produto para o shopper é essencial. Muitas pessoas gostam de ser independes na compra, nesse caso, é desgastante ter que perguntar, a todo instante, o preço de um produto.
Se você é da turma que não gosta de colocar preço nos produtos por conta dos concorrentes, repense. Quando você “esconde” o seu preço, o seu concorrente não vai ver, mas o seu cliente também não. E um cliente irritado vai comprar no concorrente.
Fora isso, ter etiqueta de preço ou um leitor de código de barras que mostra o valor do produto é obrigatório pelo Código de Defesa do Consumidor.
Se você é da turma que não gosta de colocar preço nos produtos por conta dos concorrentes, repense. Quando você “esconde” o seu preço, o seu concorrente não vai ver, mas o seu cliente também não. E um cliente irritado vai comprar no concorrente.
Fora isso, ter etiqueta de preço ou um leitor de código de barras que mostra o valor do produto é obrigatório pelo Código de Defesa do Consumidor.
10. Limpeza
Não pense que nesse tópico estamos falando apenas de limpeza do chão ou dos balcões, por exemplo. Essas nem se discutem, devem ser feitas tantas vezes quantas
forem necessárias no dia. Mas, existem outros itens que também precisam ser limpos constantemente.
Caixas e prateleiras com poeira causam péssima impressão. Você, por exemplo, compra produtos com embalagem amassada ou você procura até encontrar um produto que esteja perfeito? O seu cliente age da mesma forma.
Caixas e prateleiras com poeira causam péssima impressão. Você, por exemplo, compra produtos com embalagem amassada ou você procura até encontrar um produto que esteja perfeito? O seu cliente age da mesma forma.
11. Comunicação visual
Estudos mostram que 90% do que chega em nosso cérebro é puramente visual. Os materiais de comunicação também devem ser um ponto de atenção na hora de montar uma drogaria.
Seguir um padrão coeso é essencial para manter uma linha de comunicação que cause identificação com o seu público. Se você faz parte de uma rede ou associação, siga o que determina a franquia. Se você é dono de uma farmácia independente, foque no desenvolvimento de bons materiais de comunicação em uma agência.
Lembre-se que a maneira como você impacta o cliente é a sua “primeira impressão” – e você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão. Em um mercado tão concorrido como o varejo farmacêutico, você talvez não tenha uma segunda chance de reconquistar aquele cliente.
Seguir um padrão coeso é essencial para manter uma linha de comunicação que cause identificação com o seu público. Se você faz parte de uma rede ou associação, siga o que determina a franquia. Se você é dono de uma farmácia independente, foque no desenvolvimento de bons materiais de comunicação em uma agência.
Lembre-se que a maneira como você impacta o cliente é a sua “primeira impressão” – e você só tem uma chance de causar uma boa primeira impressão. Em um mercado tão concorrido como o varejo farmacêutico, você talvez não tenha uma segunda chance de reconquistar aquele cliente.
Passo a passo para uma drogaria layoutizada
Se você quer manter a visibilidade da sua farmácia e a sua fatia de mercado, precisa incluir no seu planejamento a execução de reformas e adequações de layout. Isso porque o cuidado com a identidade da marca e com as instalações após as reformas e adequação de layout refletem a proposta da sua marca para o consumidor.
Se o consumidor entra na sua farmácia e percebe uma boa iluminação, um piso novo e o mobiliário funcional, saberá que você é um empresário que se preocupa em oferecer o melhor para os seus clientes.
Com o passar do tempo, toda drogaria precisa passar por reformas e adequações. Como falamos de um estabelecimento do varejo farmacêutico, é fundamental revitalizar e cuidar do espaço de venda.
Faça um levantamento de todas as necessidades da sua farmácia, pesquise fornecedores com referência e peça orçamentos para comparar preços antes de iniciar as reformas e adequação de layout.
Determine quanto tempo você precisará para realizar as mudanças, isso deve incluir desde o período de entrega dos materiais até a instalação e finalização dos serviços. Peça ajuda ao fornecedor de serviços para programar a execução dos trabalhos nos períodos em que a drogaria está fechada para atendimento ao público. Caso algumas etapas tenham que ser feitas com a loja em funcionamento, tente minimizar ruídos e outros incômodos para os clientes.
Organize o seu planejamento e tenha uma farmácia sempre atrativa e próspera no mercado.
Se o consumidor entra na sua farmácia e percebe uma boa iluminação, um piso novo e o mobiliário funcional, saberá que você é um empresário que se preocupa em oferecer o melhor para os seus clientes.
Com o passar do tempo, toda drogaria precisa passar por reformas e adequações. Como falamos de um estabelecimento do varejo farmacêutico, é fundamental revitalizar e cuidar do espaço de venda.
Faça um levantamento de todas as necessidades da sua farmácia, pesquise fornecedores com referência e peça orçamentos para comparar preços antes de iniciar as reformas e adequação de layout.
Determine quanto tempo você precisará para realizar as mudanças, isso deve incluir desde o período de entrega dos materiais até a instalação e finalização dos serviços. Peça ajuda ao fornecedor de serviços para programar a execução dos trabalhos nos períodos em que a drogaria está fechada para atendimento ao público. Caso algumas etapas tenham que ser feitas com a loja em funcionamento, tente minimizar ruídos e outros incômodos para os clientes.
Organize o seu planejamento e tenha uma farmácia sempre atrativa e próspera no mercado.
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