Comportamento do consumidor de farmácias: como atender às suas necessidades

Com a crescente concorrência no mercado de farmácias, entender as motivações e hábitos de compra dos consumidores se tornou essencial para criar diferenciação e atender às suas necessidades, especialmente considerando que já são mais de 91 mil farmácias operando em todo o Brasil, quase 16 drogarias por cidade. O comportamento do consumidor de farmácia se tornou um assunto cada vez mais relevante para os proprietários de farmácias, e a Pesquisa de Comportamento do Consumidor de Farmácia do IFEPEC em parceria com a Unicamp pode ajudar nessa tarefa.

A pesquisa, em sua sexta edição, entrevistou 4 mil consumidores em locais públicos após a compra no ambiente físico da drogaria, e traz dados relevantes sobre a frequência do consumidor na farmácia, o nível de fidelização dos consumidores, o índice de ruptura de compra, a categoria do medicamento adquirido, o percentual de consumidores que portavam receita médica, o índice de troca de medicamentos e uma análise do canal digital.

Frequência do consumidor na farmácia

De acordo com a pesquisa, a frequência do consumidor na farmácia está aumentando, mesmo que o ticket médio e a cesta de compras estejam diminuindo. Em 2021, o ticket médio do consumidor era de R$54,01, mas em 2023 ele caiu para R$41,99. A cesta de compras também diminuiu, passando de 3 itens para 2,4. No entanto, 42% dos entrevistados declararam que aumentar a frequência de visita às drogarias.

Com um olhar aprofundado sobre o comportamento do consumidor, é válido destacar a necessidade de mais ativação dentro do ponto de venda. Afinal, já que o cliente está visitando mais vezes o espaço, isso abre a oportunidade para aumentar também o número de itens que ele leva em sua sacolinha.

Ainda sobre a cesta, 68% dos clientes relataram que as compras partiram da prescrição médica, o que torna cada vez mais relevante o relacionamento entre indústria, médico e farmácia.

Fatores de escolha da farmácia

Quanto aos fatores de escolha da farmácia, cresce a relevância do fator preço, que passou de 79,9% em 2022 para 82,13% em 2023. Também fica nítido que a pesquisa por preço está se tornando um hábito mais frequente. O índice que em 2022 era de 15,3% praticamente dobrou e em 2023 com 31,1% dos consumidores afirmando terem realizado algum tipo de pesquisa.

Embora o índice tenha crescido, em termos de estratégia, ainda se considera importante ao proprietário da farmácia a construção de uma precificação eficiente nos produtos formadores de opinião dentro da drogaria.

Nível de fidelização do consumidor

Outro dado relevante da pesquisa é que 92,5% dos consumidores entrevistados relataram participar de algum programa de fidelidade. Isso demonstra um nível de confiança em entregar os dados para a farmácia e a importância em realizar ações de CRM com o seu cliente. Investir no planejamento de vendas para os clientes que já possuem algum cadastro na farmácia e realizar um tratamento de dados eficiente para alcançar uma maior taxa de retorno e recompra é fundamental.

Índice de ruptura de compra

Enquanto 82,3% dos clientes afirmam ter comprado todos os produtos que pretendiam, mais de 17% deixaram de adquirir algum produto que desejavam comprar. O principal motivo que leva os consumidores a não comprarem é financeiro. Entretanto, a falta de estoque também se mostra significativa, representando 36,2% do total. Nesse momento, vale uma reavaliação do mix de produtos e dedicar um olhar à precificação dos produtos.

Análise do canal digital

De 2022 para 2023, cresceu o número de consumidores que alegaram comprar de forma não presencial. Ao menos 1 em cada 4 consumidores compraram por telefone, aplicativo ou internet. Ainda sobre esse valor, o WhatsApp concentra 50,1% das vendas e o telefone representa 37,4%.

Portanto, é essencial que as farmácias se adaptem a essa nova realidade e invistam em canais digitais para atender aos consumidores que preferem fazer compras online. Além disso, é importante que as farmácias desenvolvam estratégias para integrar os canais físicos e digitais, a fim de proporcionar uma experiência de compra mais completa para os clientes.

Conclusão

Em resumo, a pesquisa do IFEPEC aborda informações valiosas sobre o comportamento do consumidor de farmácia, e como as drogarias devem usá-las para criar uma estratégia de atendimento mais eficiente e personalizada, a fim de atender às necessidades de seus clientes e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.