Pedro Rodrigues

Comunicação Assertiva na Farmácia I Use com a equipe ou clientes!

Se comunicar e fazer com que as pessoas consigam captar exatamente a mensagem que você quer que elas entendam, pode fazer com que você tenha um enorme poder perante outras pessoas.

A comunicação assertiva, pode fazer com que você tenha uma melhoria na sua vida social, profissional e amorosa.

Por isso, imagine uma equipe na farmácia, com todos os colaboradores engajados e com uma comunicação assertiva, isso pode significar mais vendas e um aumento na fidelização dos clientes.

Mas, como uma pessoa pode melhorar sua comunicação a ponto de fazer com que as pessoas entendam tudo o que ela tem a dizer e compreendam 100% da mensagem?

É isso que vamos te explicar nesse artigo!

Características de uma comunicação assertiva

As características de uma comunicação assertiva vão te impressionar!

Ouvir mais do que falar

Primeiro de tudo você deve levar em consideração que as pessoas gostam muito mais de falar do que ouvir.

Isso significa que quando você abre espaço para uma pessoa falar de si mesma e escuta demonstrando total interesse, automaticamente a
pessoa vai gostar de você.

Afinal, todo ser humano tende a gostar de outro ser humano que aceita todas qualidades e defeitos que tem, afinal, isso facilita sobrevivência da espécie.

Mas, como fazer as pessoas falarem mais para que você escute mais?

A resposta é simples, faça perguntas sobre a própria pessoa. Claro que, levando em consideração perguntas fechadas que descartam a possibilidade de sim ou não.

Tonalidade de voz

A tonalidade de voz é uma característica superimportante da comunicação assertiva.

Afinal, através dessa característica, é possível identificar os sentimentos que uma pessoa está tendo nesse momento.

Se uma pessoa está aflita, o tom de voz será alterado, independente de qual sentimento é, a voz é alterada automaticamente.

Linguagem corporal

A linguagem corporal é uma das características mais impactantes na comunicação assertiva.

Isso porque a comunicação não se baseia somente nas palavras que saem da boca de um ser humano.

Dependendo da linguagem corporal, as pessoas podem ter pré-conceitos que estão instalados em sua cabeça e não sabem o porquê.

A verdade é que o cérebro humano faz um pré-armazenamento de tudo que já viu, escutou, leu ou sentiu.

Logo, qualquer cérebro humano ao cruzar os “dados” armazenados, traz à tona a intuição, que gera pré-conceitos que demoram muito para serem mudados.

Ou seja, as pessoas podem julgar uma à outra como uma pessoa arrogante, não confiável, procrastinadora ou, podem achar que uma pessoa é super dedicado, maduro e produtivo através da intuição (sem nem mesmo conhecer a pessoa).

Para você ter uma ideia, o neurocientista Eslen Delanogare, afirma que sim, a intuição é uma resposta do cérebro para o momento atual de momentos que já vivenciados pelo indivíduo.

Veja:
https://youtu.be/3xNx1pzeYuM
Ter uma postura adequada, boa aparência, além de se expressar bem com as mãos, olhos e movimentos com a cabeça durante sua fala, é fundamental para ter a linguagem corporal ideal.

Leve em consideração que caso a linguagem corporal não estiver boa, as palavras podem se tornar vazias ao conversar com a equipe ou cliente.

Controle de estresse

Comumente, farmácias tendem a ficar abertas por longos períodos levando em consideração os plantões.

Logo, todo esse tempo de trabalho gera muito estresse e conflito entre a equipe.

Então, caso haja discussões e qualquer desentendimento, isso impacta diretamente no desempenho e engajamento que o time tem na farmácia.

Portanto, quando há um estresse da equipe com algum cliente, isso pode fazer com que a farmácia comece a ter uma reputação negativa e diminua as vendas.

A solução nesse caso, é fazer a equipe entender que o estresse pode fazer com que haja impulsos de falas negativas e sem sentido.

E claro, a empatia entra de modo certeiro nesse caso.

Afinal, se um atendente pensa no que seu colega de trabalho (ou cliente) pode pensar assim que ouvir sua mensagem, essa atitude, pode ser a chave para evitar conflitos e alcançar resultados significativos.

Esses são os requisitos mínimos para uma comunicação assertiva, vamos prosseguir?

Dominando a comunicação assertiva com a equipe da farmácia

Imagine toda equipe da farmácia utilizando a comunicação assertiva entre si e com os clientes?

Definitivamente, a equipe conseguiria se entender melhor e fazer com que houvesse uma diminuição dos conflitos internos.

Toda equipe alcançaria resultados fantásticos e se tornariam profissionais melhores.

Logo, a farmácia teria funcionários que sabem se expressar e se comunicar de modo eficiente.

Mas, claro que para equipes utilizarem a comunicação assertiva na farmácia, é necessário que cada membro do time entenda algumas características específicas (além das principais).

Essas características são:

Ambição (pode ser estimulada por comissões)

Empatia (o que a pessoa pode entender ao escutar)

Gostar do Segmento (estar ali porque gosta de farmácia e não só pelo dinheiro)

Então, como fazer a equipe ter tudo que foi falado até aqui em mente?

O primeiro passo é ser um exemplo.

Vamos levar em consideração que, para se comunicar com a equipe, um coordenador utilizará as 3 principais características da comunicação assertiva (ouvir mais do que falar, tonalidade de voz e linguagem corporal).

Em seguida, com a rotatividade dos funcionários, é possível identificar cada característica citada nesse artigo, no momento da entrevista.

Ou seja, durante um processo seletivo, é necessário dar destaque aqueles candidatos que além de terem mais habilidades, possuem mais características de comunicação assertiva.

Vale ressaltar que, nada impede este novo colaborador aprender sobre comunicação assertiva, mas, algumas dessas características podem vir da própria história do indivíduo.

Por isso, para que a farmácia tenha funcionários que sabem se comunicar bem e que geram mais resultados e menos conflitos, é necessário ficar atento ao processo seletivo.

Além disso, oferecer treinamentos de comunicação ao menos uma vez por mês, pode gerar resultados significativos em vendas e fazer o time ficar muito mais engajado.

Dominando a comunicação assertiva com a equipe da farmácia

Ter a comunicação assertiva com os clientes da farmácia, pode gerar resultados imensos.

Principalmente para aquele colaborador que ganham comissões, ele pode fazer com que seus ganhos aumentem rápido aplicando algumas técnicas.
Mas, como aplicar a comunicação assertiva com os clientes da farmácia?
Além das características citadas ao longo deste artigo (ouvir mais, tonalidade de voz, linguagem corporal e controle de estresse);
Existem algumas características da comunicação específicas para utilizar com o cliente. Veja:

Perguntas abertas (dispense o sim ou não como resposta)
Empatia (o que o cliente pode pensar ao escutar uma frase)
As perguntas abertas fazem uma conversa fluir, quando o colaborador pergunta para o cliente:
“Posso ajudar?”
O cliente vai responder “sim” ou “não, só estou dando uma olhada”.
Então, se colocando no lugar do cliente, qual pergunta o colaborador pode fazer a ponto de deixar o cliente sem opções de “sim” ou “não”?

Perguntas abertas, é claro. Por exemplo, o colaborador pode perguntar:
“Olá, qual seu nome?” e após a resposta perguntar, “(NOME DO CLIENTE), qual produto você está procurando?”
Nesse momento, o cliente estará engajado e por causa da comunicação assertiva, tem muito mais vontade de comprar.
Por fim, aplique a comunicação assertiva para farmácias no seu local de trabalho e aumente o desempenho do time e diminua os riscos de conflitos.