Universidade da Farmácia

Conheça os 4 perfis comportamentais para desenvolver os colaboradores da farmácia

Uma das grandes dificuldades dos empreendedores é saber gerir sua agenda e momento certo para delegar função e não se sobrecarregar. E, para iniciar essa transformação, é crucial que conheça e confie na sua equipe. Todos podem agregar conhecimento e experiência para a drogaria.

Neste artigo vamos abordar:

  1. Os perfis comportamentais
  2. Delegação de funções
  3. Ferramentas para administrar a agenda


Acompanhe até o final, vamos trazer dicas e ferramentas que podem auxiliar todos da equipe.

Os perfis comportamentais

Todo sucesso, independentemente de ser de uma empresa ou de um projeto, depende de vários fatores que vão desde o planejamento estratégico inicial, passa por organização, conhecimento até a equipe. E acredite: os seus colaboradores têm um papel importantíssimo para obter êxito.

A realidade é que o capital humano é um dos pilares básicos da empresa. E, para alcançar o potencial do seu time, é fundamental que o gestor da drogaria dedique tempo para desenvolvê-lo, aumentar a confiança e, assim, delegar funções.

Toda equipe tem aquele colaborador com perfil comunicador, analista, planejador ou executor. Saiba respeitar essas diferenças e incentive cada um deles a mostrar o que tem de melhor. 

É importante ressaltar que todos temos características de todos os perfis, entretanto, algumas se realçam mais do que as outras. 

Então, vamos exemplificar mais esses quatros perfis.

Comunicador:

Entre seus pontos fortes estão a alta capacidade de socialização e interação com o time. Geralmente, são pessoas mais carismáticas, expansivas e criativas em seu trabalho. Tem facilidade em cativar outras pessoas e abordar os mais diversos assuntos. É uma peça fundamental na resolução de conflitos. Para um atendente da sua farmácia, esse é o tipo de colaborador que você deve buscar.

Executor:

É aquele colaborador que tem muita autoconfiança, é um profissional dominante e em outros casos podem ser autoritário. Sempre aceita e se dá bem com os desafios, além disso, pode ser muito competitivo. Costuma ser corajoso em suas posturas e defende fortemente seu ponto de vista. Tomam decisões de forma mais rápida e possuem foco naquilo que precisa ser feito, sem olhoar muito para números ou planejamentos. 

Planejador:

É um colaborador que possui total domínio de suas atividades. Planeja cada etapa do seu dia com muita eficiência. Se você quer montar um time de compras, essa pode ser a pessoa ideal para a sua farmácia. É uma pessoa estável, confiável e tranquila. Pode facilmente se tornar um líder da equipe.

Analista:

Com uma mente voltada muito para o raciocínio lógico, esse perfil consegue enxergar detalhes que passam  despercebido pelos outros.  É extremamente detalhista e se dá bem com números e padronização. 

Na prática: Olha para sua equipe. Consegue identificar esses perfis em algum deles?

Quando você conhece o perfil da sua equipe, isso lhe permite delegar as atividades da agenda onde eles podem performar melhor. Pode acontecer de pessoas variarem entre esses perfis, porém, alguns deles podem ser mais dominantes.

Delegue funções

Entendemos os perfis comportamentais, agora vamos relacionar as atividades com algumas funções da drogaria.

Para o planejador podemos delegar a função de cuidar do planejamento de ações de marketing da sua drogaria, seja na loja ou nas redes sociais, por exemplo. Um dos pontos fortes é a constância e o colaborador deve saber improvisar quando necessário.

Para o analista podemos delegar a função de cuidar dos projetos da sua loja. Por exemplo, realizar uma layoutização, gestão de categorias ou até mesmo setorização. O ponto forte que podemos usar desse perfil é o detalhismo, o perfeccionismo e a organização.

Para o comunicador podemos delegar a função de realizar as compras da drogaria. Uma vez que seu ponto forte é a comunicação e persuasão, esse colaborador pode ser o melhor negociador com os laboratórios e industrias.

Para o executor podemos delegar a função de trazer experiência e conhecimento para equipe de como atender melhor ou até agregar mais na venda. O executor precisa ser o seu vendedor, já que seu ponto forte é autoconfiança. Se ele também for um bom comunicador, as suas vendas podem subir exponencialmente.

Saiba respeitar os limites de cada perfil e esses colaboradores podem otimizar ou até melhorar os processos que forem designados para eles. Incentive que eles tragam essas melhorias e ideias sejam boas ou ruins. Analise com atenção e cuidado.

Ferramentas para administrar a agenda

Independente de ser proprietário, gestor ou colaborador ter agenda organizada é crucial. O quando do tempo está sendo designado realmente para realização das atividades da drogaria? Está conseguindo administrar bem suas atividades atribuídas no responsograma?

Vamos para a prática!

Quanto tempo você reserva para cumprir um planejamento de compra? Quantas atividades você tem focado no seu dia? A sua equipe consegue estabelecer uma agenda para realizar as entregas do dia? Você sabe quais são as atividades mais importantes?

É importante focar em, pelo menos, duas ou três funções no dia para que todas elas possam ser exercidas com qualidade. Com isso, vamos trazer algumas ferramentas que podem otimizar a agenda e processos do seu dia a dia.

Agenda do Google

Essa ferramenta é a mais acessível existente na atualidade, além de ser gratuita e estar na palma da sua mão quando precisar. Ela ainda notifica sua próxima demanda você consegue controlar o tempo que está sendo gasto para cada atividade permitindo organizar dia, semana e mês com mais antecedência.

Trello

Uma ferramenta que utiliza metodologia de kanban, resumidamente uma forma de visualizar o a fazer, em andamento e finalizados das suas atividades e dentro da ferramenta existe outros modelos que podem te auxiliar na drogaria como painel de negócios, marketing, entre outros.

Mindomo

Uma ferramenta “freemium” (com funções gratuitas e funções pagas) bem acessível que permite montar mapa mental dos seus projetos, facilitando a construção de processos e entender tudo que você precisa para obter êxito nos seus projetos.

Conclusão

Vale ressaltar que, independentemente da inclusão de qualquer ferramenta, é preciso oferecer treinamento e tempo para que sua equipe se dedique à inclusão dessas ferramentas. Existem várias ferramentas com versão gratuita que podem auxiliar na gestão da sua drogaria.