Kelly Miyake

Faça a gestão de pessoas na farmácia para aumentar o desempenho

Um dos maiores desafios dentro das drogarias é manter o alto desempenho da equipe, principalmente por conta das rotinas de trabalho fora do horário comercial.

Realizar a gestão de pessoas na drogaria pode solucionar esse problema e garantir que seus colaboradores se sintam motivados a fazerem parte do seu time.

O principal objetivo da gestão de pessoas na drogaria é garantir que cada profissional desempenhe as suas atividades de maneira eficaz mantendo a motivação e a produtividade elevadas. E este artigo vai mostrar a você as principais etapas que você deve implementar para conseguir fazer uma ótima gestão do seu time de vendas.

Antes de tudo é importante destacar que essa função não é exclusiva do departamento de recursos humanos. É uma capacidade essencial de líderes e gestores para garantir que o desempenho da equipe da farmácia mantenha-se em um nível saudável.

Uma gestão de pessoas que funcione de forma eficiente conta com 5 pilares, que vamos ver ao longo deste artigo, sendo eles:

  1. Comunicação
  2. Trabalho em equipe
  3. Conhecimento e competência
  4. Motivação
  5. Desenvolvimento


Antes de abordarmos cada um desses pilares e a forma de executá-los, vamos falar sobre o que é a gestão de pessoas e o que a torna tão importante para a sua drogaria.

O que é a gestão de pessoas

A gestão de pessoas é uma área que visa ADMINISTRAR o capital humano dentro da farmácia e de qualquer empresa. Ou seja, ela usa técnicas de comunicação, engajamento, feedback, treinamentos e desenvolvimento pessoal para fazer com que cada integrante de um time alcance o alto desempenho em sua área profissional e possa crescer dentro da drogaria.

A partir de agora, vamos detalhar cada uma das suas 5 etapas.

1. Comunicação

Esse é o primeiro pilar para conquistar a confiança dos seus colaboradores e, também, para confiar neles. Você pode até pensar que se comunica bem com a sua equipe só pelo fato de estar sempre aberto ao diálogo. Entretanto, a comunicação depende de ambas as partes: transmissor e receptor.

Portanto, ouvir os seus colaboradores também é essencial para estabelecer conexões confiáveis com eles. Procure fazer isso sem retrucar ou entrar na defensiva. Ouça as pessoas de coração aberto. Para investir na comunicação da drogaria, é importante que você apresente resultados para a equipe, peça sugestões, seja transparente e escute o que cada um tem a dizer.

Crie uma rotina de reuniões com cada pessoa da equipe e abra espaço para que eles tirem dúvidas e deem sugestões de melhorias. Aproveite esses momentos para entender o que motiva cada colaborador, quais são as “dores” que ele sente e quais são os objetivos profissionais dele e como a sua drogaria pode ajudá-lo nisso.

2. Trabalho em equipe

Desenvolver um espírito coletivo na equipe de vendas da drogaria pode ser um desafio para a gestão de pessoas, principalmente quando entram novos colaboradores.

Mas, lembre-se (e lembre também à sua equipe) que cada colaborador é um indivíduo com habilidades, necessidades e histórias diferentes. Entretanto, todos devem estar alinhados em um objetivo comum: o crescimento da drogaria que resulta no avanço profissional de cada um.

Pensando de uma forma prática, você pode estabelecer metas tanto pessoais quanto em grupos, para que cada colaborador entenda a sua responsabilidade com a equipe. Invista também em momentos de confraternização entre todos os colaboradores, para que eles melhorem a comunicação entre si e criem empatia um pelo outro.

Incentive a troca de experiências e compartilhamento de ideias. Assim, um colaborador pode ensinar o outro.

3. Conhecimento e competência:

Embora ambas as palavras estejam ligadas à capacitação dos colaboradores da drogaria, elas possuem significados diferentes.

O conhecimento é um conjunto de informações que os colaboradores da drogaria precisam adquirir para executar a função deles.

Já a competência está ligada a habilidade e capacidade que esse colaborador tem de resolver determinado problema ou situação.

Um colaborador que possui conhecimento e competência possui o conhecimento e sabe como aplicá-lo de forma efetiva no cotidiano da drogaria.

Portanto, para realizar a gestão de pessoas na drogaria, é importante manter uma lista de conhecimentos e competências que cada cargo precisa ter. E é importante também observar quais são as habilidades de cada um.

Dessa forma, é possível verificar os treinamentos necessários para que cada colaborador atinja o máximo do seu desenvolvimento, além de mostrar para eles quais as próximas etapas da jornada profissional dentro da drogaria e como alcançá-las.

4. Motivação

Entender o que impulsiona cada colaborador da drogaria é o primeiro passo para ajudar em sua motivação. Nesse sentido, voltamos ao primeiro pilar da Gestão de Pessoas na Drogaria: a comunicação.

Depois de conhecer melhor cada colaborador, é importante listar quais são as motivações pessoais deles, os objetivos pessoais e profissionais, as habilidades que possuem e o que os faz sentir realizados.

Em seguida, estabeleça planos pra ajudá-los a conquistar cada objetivo e como a drogaria influencia em cada um deles. Faça um acompanhamento para verificar se o que foi estabelecido tem sido cumprido de ambas as partes: da drogaria e do colaborador. Mostre a evolução do colaborador em cada objetivo e não esqueça de celebrar cada conquista.

E lembre-se: cada um é motivado por fatores diferentes. Há quem se motive por reconhecimento. Outros, por remuneração. Entenda qual a fonte de motivação do seu colaborador antes de premiá-lo pelas conquistas.

5. Desenvolvimento

Quais as barreiras que seus colaboradores precisam ultrapassar para continuar evoluindo? O desenvolvimento profissional na drogaria requer que cada um tenha as capacidades para executar com eficiência suas atividades e se dediquem para continuar melhorando a performance.

O desenvolvimento une cada um dos pilares que citamos anteriormente para que o seu colaborador esteja em constante evolução. Para conquistar esse progresso da sua equipe, ofereça treinamentos que vão auxiliar na aquisição de habilidades e conhecimentos necessários para a melhoria contínua do negócio. Além disso, desenvolva a autonomia dos colaboradores. Assim, eles terão a capacidade de tomar algumas decisões no dia a dia sem depender de um supervisor ligado a eles todo o tempo.

Desperte a curiosidade na equipe. Quanto mais informações ela adquirir, mais oportunidades irão aparecer para a carreira profissional e para a drogaria. Coloque objetivos e trace metas. Faça o acompanhamento de cada uma delas e mostre a evolução dos colaboradores e da drogaria.

Em síntese, são 5 passos simples, porém nem sempre fácies de aplicar de primeira. Por isso mesmo, além dos 5 pilares para realizar a gestão de pessoas na drogaria é importante que você utilize ferramentas para a implementação.