Kelly Miyake

Planejamento para drogaria: como fazer?

Se você está pensando em como fazer o planejamento da sua drogaria, esse artigo pode te ajudar. Aqui, nós detalhamos cada etapa que você precisa ter em mente para executar um plano de ações anual para a farmácia. Assim, a partir dessa planejamento, será possível dar o direcionamento para o seu tima, estabelecer metas e objetivos e realinhar o percurso da farmácia quando for necessário.

Por que fazer um planejamento para a drogaria?

Criar um planejamento para a sua drogaria é uma forma de olhar para todo o contexto atual da farmácia e do mercado e estabelecer onde você quer estar no próximo ano. Ele permite que você faça uma análise de tudo que já foi realizado e aprimore a sua empresa para alcançar melhores resultados a cada dia. É através dessa ferramenta que você terá mais clareza e assertividade sobre o seu negócio.  Ela também permite que você crie um plano de ações para tudo aquilo que quer criar, melhorar ou até mesmo remover da sua empresa.

Como começar o planejamento da drogaria?

Analise o desempenho do ano anterior:

Antes de definir ações para a drogaria, é preciso analisar o desempenho e tudo que aconteceu no ano que se passou. Você pode começar através de uma avaliação completa do histórico de vendas, o fluxo de caixa do ano, as despesas, o ticket médio e outros indicadores relevantes para o seu negócio. Analise como foram as vendas, o que deu certo e o que não deu nesse ano. Reúna sua equipe e faça uma retrospectiva sobre os pontos altos e baixos da drogaria. Isso te dará um norte para as próximas ações que vamos abordar.

Identifique pontos de melhoria:

Agora que você já retomou tudo que aconteceu no ano anterior, pense em quais pontos ainda podem ser melhorados. Para isso, listamos uma série de itens que podem te ajudar nessa análise:

a) Como está a fachada e layoutização da sua drogaria? Ela é atraente para o público?
b) Como foram as suas compras em 2020? Houve algum tipo de planejamento?
c) Como está a gestão de categorias dentro da farmácia?
d) Como foram as ações de marketing e vendas durante o ano? Conseguiram aproveitar todas as datas e sazonalidades?
e) Como está a sua equipe de vendas? O atendimento está alcançando todo o potencial de vendas?
f) O mix de produtos está ajustado com a sua região?
g) Como foi a análise de desempenho e indicadores ao longo do ano? Existe alguma forma de melhorá-los?
h) Como foi a aplicação de metas? Sua equipe se sentiu desafiada para aumentar os números de vendas?
i) Como foram as vendas e o faturamento de 2020? É possível vender mais em 2021? Como isso pode ser feito?
j) Quais são as maiores despesas da drogaria? O que pode ser ajustado para 2021? Agora que você já identificou os pontos de melhoria dentro da drogaria, selecione aqueles que você irá dar foco em 2021. Estabeleça prazos para que cada um deles aconteça.

Programe um calendário:

Para essa etapa do planejamento, tenha em mãos uma agenda! Entender as principais datas comemorativas do ano e a sazonalidade vai te ajudar principalmente no planejamento de compras e vendas da drogaria.

Listamos aqui quais são as principais data que você precisa se planejar:

Datas comemorativas: Quais são as principais datas comemorativas do ano e quais delas são feriados? Programe-se para fazer as compras da drogaria antecipadamente a essas datas e já estabeleça em quais delas a farmácia irá aproveitar para realizar ações de marketing e vendas.

Sazonalidade: Embora sejam parecidas com as datas comemorativas, nós te explicamos a diferença! A sazonalidade são épocas do ano em que alguns setores da economia costumam ter um aumento nas vendas ou na busca por um determinado produto.

As datas comemorativas são dias únicos e com menor relevância quando comparada aos períodos sazonais do ano. Na farmácia, um exemplo de sazonalidade é o inverno, que é quando a busca por produtos para gripe e resfriados aumenta substancialmente.

Durante essas épocas, é importante que você esteja atento para as oportunidades de vendas, isso influencia no seu planejamento de compras, ações de vendas e na exposição de produtos na drogaria.

Fique atento ao nosso check-list para programar melhor os períodos sazonais da drogaria:

✅ Trabalhe com antecedência: Planeje o abastecimento do seu estoque para os períodos sazonais. Assim, você negocia melhor os preços e garante que não vai ter rupturas pela falta de produto no mercado.

✅ Crie ações de vendas: Por se tratar de um período específico, essas ações tem data de início e término. Se você já iniciar a sazonalidade com ações relevantes para o seu público, pode até antecipar as vendas dos produtos e garantir que eles não irão comprar no concorrente.

✅ Trabalhe em equipe: Garanta que todo o quadro de colaboradores está ciente das promoções daquele período e que estão preparados para oferecer cada uma delas aos clientes. Você pode trabalhar com metas sobre as promoções estabelecidas.

✅ Prepare a loja: Exponha as promoções em locais de fácil visualização para os seus clientes. Garanta que todos os produtos estejam precificados e fique atento a forma de “exibir” o preço para que o cliente entenda o benefício e o desconto que ele obtém naquela promoção.

✅ Comunique: Seja nas redes sociais, em jornais de ofertas, panfletos, rádios e carros de som. O importante é que todos os clientes ao redor da drogaria saibam que existem promoções diferenciadas nos produtos mais vendidos naquele período.

Defina metas e objetivos:

Agora que você já tem um panorama geral da sua drogaria, é hora de estabelecer metas e objetivos claros. São eles que vão direcionar o planejamento e serão a métrica para garantir que o planejamento será efetivado. Você pode usar o método SMART para aplicar e acompanhar as metas da farmácia e de todos os colaboradores.