Kelly Miyake

Por onde começar a análise de indicadores da farmácia?

Realizar a análise de indicadores da drogaria é o primeiro passo antes de montar uma estratégia eficiente para crescer no seu mercado. Se você ainda não faz a análise, esse artigo vai te ajudar a entender porque fazer, como e o que analisar.

Antes de iniciarmos a explicação, é importante pontuar que, para realizar essa tarefa, você vai precisar de dados e informações confiáveis. Para isso, é necessário contar com um sistema de gestão eficiente que gere automaticamente esses dados conforme a rotina da drogaria.

Por que analisar os indicadores de desempenho?

A análise constante de indicadores permite ao gestor ter o conhecimento prévio da saúde financeira da drogaria, se antecipar às mudanças necessárias em ocasião de fatores internos e externos, ter um direcionamento estratégico e realizar ações corretivas pontuais e com eficiência.

Dessa forma, a farmácia consegue realizar melhorias de maneira contínua e se preparar para as instabilidades do mercado. Também é possível identificar falhas, prejuízos e checar a performance da drogaria, dos produtos vendidos e dos colaboradores.

Como analisar os indicadores?

Primeiro, estabeleça uma rotina de monitoramento dos indicadores. Ela pode acontecer de maneira diária, semanal, mensal e até mesmo anual. Cada uma dessas análises permitirá que você tenha um panorama diferente do seu negócio e tire conclusões para criar uma estratégia e realizar ações corretivas, por isso é importante estabelecer essa rotina.

A seguir, trazemos três rotinas de análise e o que cada uma nos permite enxergar dentro da drogaria.

Análise Diária:

Esse formato de análise permite que você consiga definir o plano de ação do dia seguinte para melhorar as vendas e fazer correções naquilo que não estava funcionando. A partir dele, também é possível verificar o andamento das metas estipuladas e o quanto ainda é necessário de esforço para atingi-las até o último dia do mês.

Analisar diariamente os números da drogaria permite enxergar a produtividade de cada colaborador, as vendas de cada categoria de produto e elaborar ações para a melhoria contínua das vendas.

Análise Semanal:

Essa análise pode dar uma perspectiva dos melhores dias de vendas, horários de pico e produtos mais vendidos. Com isso, você consegue elaborar ações de marketing para atrair clientes e aumentar as vendas nos dias de menor movimento, definir a rotina da equipe para a organização da drogaria e entender quais produtos devem ter maior reposição no estoque.

Análise Mensal:

Checar mensalmente os números da drogaria é importante para verificar se as metas estabelecidas foram alcançadas e definir as do mês seguinte, reconhecer na equipe as pessoas que mais realizaram vendas, ter uma base de como serão as vendas do próximo período e verificar o desempenho da loja.

É através da análise mensal que você terá uma noção se a drogaria está evoluindo ou involuindo. Você também pode optar por análises semestrais e anuais. No caso da análise a cada seis meses, ela é importante para verificar todo o desempenho até o período e corrigir o que for necessário para alcançar a meta anual da drogaria.

No caso da análise do ano, ela é essencial para entender os pontos que funcionaram no ano anterior e estabelecer metas para o ano seguinte. Agora que você já definiu as rotinas de análise, siga as etapas para analisar os dados coletados.

Etapas para a análise de dados

1) Faça a comparação: Para verificar a evolução da drogaria, é necessário olhar para os indicadores atuais e anteriores. Assim, você terá um mapa comparativo e será possível verificar a progressão do seu negócio para então criar as estratégias e planos de ação.

2) Estude quais fatores resultaram nesses indicadores: Liste tudo que foi feito para que o indicador acontecesse. Houve alguma ação específica? Algum fator interno ou externo que interferiu nos indicadores?

3) Elabore um plano: Descreva as ações que serão realizadas para melhorar os próximos indicadores e evoluir a sua drogaria. Coloque responsáveis para cada ação. Lembre-se: Para saber o resultado de uma ação, é necessário fazer a mensuração dos números. O que não se mensura, não se gerencia.

O que analisar? Quais indicadores devem ser checados?

Ticket médio:

Esse é o valor médio das compras. É calculado através do valor total de vendas divido pelo número de vendas efetuadas em um determinado período. Dentro da drogaria, uma análise que pode ser realizada é a de ticket médio por período para checar a evolução das vendas e por vendedor para verificar aqueles que conseguem ter um maior ticket médio. Dessa forma, é possível elaborar ações de vendas agregadas e promoções em combos de produtos para aumentar o ticket médio.

CMV - Custo da mercadoria vendida:

 Tem como objetivo entender o lucro bruto exato com a comercialização dos produtos do seu negócio. Esse indicador é essencial para analisar se a drogaria tem um lucro real em referência à venda e aquisição de mercadorias. É importante ressaltar que neste índice não estão considerados todos impostos e taxas administrativas e operacionais.

Total de Descontos Concedidos:

Para visualizar o desempenho das ações promocionais, esse indicador pode ser decisivo. Além de orientar se a campanha foi efetiva ou não, permite que você observe os descontos para que não tenha prejuízos ao concedê-los.

Número de cupons emitidos:

Através desse indicador, você consegue verificar quantas vendas foram realizadas na farmácia. O acompanhamento e análise mostram as possibilidades de realizar mais vendas no dia, criar ações para aumentar o número de cupons emitidos (vendas efetuadas) e desenvolver metas para os vendedores.

Número de unidades vendidas:

Esse indicador oferece a possibilidade de fazer a média de itens por cupom da drogaria. Isso mostra a possibilidade de agregar mais itens em cada venda. Também dá um parâmetro sobre o giro de estoque. Você também pode analisar esse número por colaborador, assim, consegue verificar quais deles conseguem aumentar a venda para o cliente e quais precisam desenvolver a habilidade.

Vendas por departamento de produtos:

A análise desse indicador mostra quais são os departamentos mais vendidos e em quais você ainda não está aproveitando todas as oportunidades. Dessa forma, consegue realizar a melhoria em cada um deles e dar foco nos produtos que de fato o cliente mais procura na loja, ou até mesmo nos produtos mais rentáveis.

Uma análise mais aprofundada, pode te auxiliar até mesmo na layoutização da loja, como, por exemplo, a venda de produtos que ficam na ponta de gôndola, cestão de ofertas e outras áreas da loja.

Vendas por colaborador:

Entender o desempenho de cada colaborador é essencial para a definição de metas. Vale ressaltar que neste indicador também é importante considerar o período trabalhado, visto que o movimento na drogaria não é o mesmo em todo o período do dia. Porém, é possível checar a representatividade de venda do colaborador durante o período, e assim propor melhorias de vendas e atendimento.

Faturamento:

Importante lembrar que um faturamento alto não é sinônimo de que você está tendo uma lucratividade alta. Isso se deve em razão do faturamento analisar todo o valor que entra na drogaria, sem as devidas deduções.

Lucratividade:

Um dos principais indicadores da drogaria e de qualquer outro negócio. É através da análise da lucratividade que você percebe se o seu negócio está evoluindo.

Ela indica o ganho que a drogaria conseguiu através de suas vendas, já descontando todos os gastos operacionais. Ou seja, para se ter uma lucratividade alta, além de vender bem, é preciso comprar bem os produtos da loja, diminuir gastos de operação e, se possível, de equipe.

Conclusão

Esses são os principais indicadores da drogaria que você precisa estar atento para dar evolução ao seu negócio! Acompanhe a Universidade da Farmácia para saber como tirar o melhor proveito de cada análise.