Pedro Rodrigues
Como fazer funil de vendas para farmácia? Aprenda de uma vez por todas!
Se você ainda não sabe como fazer funil de vendas para farmácia e implementar no local onde você trabalha, saiba que está deixando boa parte dos clientes na mesa.
Para te ensinar o que é e como fazer um funil de vendas para farmácia, vamos tornar tudo mais visual.
Funil de vendas para farmácia, o que é?
O funil de vendas, de modo simples, simboliza os processos que uma pessoa comum percorre até se tornar cliente.
Logo, se você possui um funil de vendas eficiente, você consegue impactar, cativar e converter mais pessoas fazendo com que o faturamento da farmácia aumente exponencialmente e você aumente seu lucro.
Mas, como criar funis de vendas eficientes para farmácia?
A Universidade da Farmácia preparou um conteúdo inédito pra você!
Por isso, depois que você entender a lógica dos funis de vendas e aplicar em sua farmácia, o resultado positivo é inevitável!
Entretanto, é ideal que você entenda como o funil de vendas impacta as pessoas e qual o momento de fazer cada ação de marketing.
Funil de público
Um funil de vendas, é baseado na identificação do nível de consciência de público. Ou seja, o quanto ele está consciente sobre a necessidade do produto que você vende.
A partir da identificação do nível de consciência do público, é possível planejar estratégias de marketing para impactar as pessoas, fazer com que elas fiquem cativadas pela sua forma de se comunicar e converta em cliente todos que chegam no final do funil.
O que seria um funil de público?
Existem 3 tipos de públicos: Frio, Morno e Quente.
A temperatura indica as pessoas que estão mais próximas de comprar seus produtos, entenda:
Frio: São as pessoas que não possuem a consciência que a sua farmácia existe, moram em bairros distantes e sua rotina é totalmente ao contrário da farmácia.
Elas nunca compraram dessa farmácia e no momento não precisam de nenhuma solução.
Elas nunca compraram dessa farmácia e no momento não precisam de nenhuma solução.
Morno: São pessoas que sabem que a farmácia existe, sabe onde se localiza e no momento não precisam de uma solução que essa farmácia vende, porém, podem tomar a decisão a qualquer hora de ir comprar nessa farmácia.
Quente: São pessoas que sabem que a farmácia existe, vão comprar nessa farmácia porque no momento precisam de uma solução pelo qual sabem que essa farmácia vende.
Mas, como fazer com que a farmácia que você trabalha consiga atingir o público frio ou morno?
Com ações de marketing, é claro!
Afinal, com as ações de marketing certas você vai atrair muito mais clientes para a farmácia que você trabalha.
Porém, vale ressaltar que as ações de marketing deverão ser realizadas de acordo com seu orçamento.
Isso faz com que você tenha que atingir primeiro o público quente que tende a comprar mais e em seguida o público morno e depois o público frio.
Lembre-se de que a intenção de atingir o público frio, é torna-lo morno e em seguida um público quente.
Afinal, quais são as ações de Marketing?
Um funil de vendas, é baseado na identificação do nível de consciência de público. Ou seja, o quanto ele está consciente sobre a necessidade do produto que você vende.
A partir da identificação do nível de consciência do público, é possível planejar estratégias de marketing para impactar as pessoas, fazer com que elas fiquem cativadas pela sua forma de se comunicar e converta em cliente todos que chegam no final do funil.
O que seria um funil de público?
Existem 3 tipos de públicos: Frio, Morno e Quente.
A temperatura indica as pessoas que estão mais próximas de comprar seus produtos, entenda:
Frio: São as pessoas que não possuem a consciência que a sua farmácia existe, moram em bairros distantes e sua rotina é totalmente ao contrário da farmácia.
Elas nunca compraram dessa farmácia e no momento não precisam de nenhuma solução.
Elas nunca compraram dessa farmácia e no momento não precisam de nenhuma solução.
Morno: São pessoas que sabem que a farmácia existe, sabe onde se localiza e no momento não precisam de uma solução que essa farmácia vende, porém, podem tomar a decisão a qualquer hora de ir comprar nessa farmácia.
Quente: São pessoas que sabem que a farmácia existe, vão comprar nessa farmácia porque no momento precisam de uma solução pelo qual sabem que essa farmácia vende.
Mas, como fazer com que a farmácia que você trabalha consiga atingir o público frio ou morno?
Com ações de marketing, é claro!
Afinal, com as ações de marketing certas você vai atrair muito mais clientes para a farmácia que você trabalha.
Porém, vale ressaltar que as ações de marketing deverão ser realizadas de acordo com seu orçamento.
Isso faz com que você tenha que atingir primeiro o público quente que tende a comprar mais e em seguida o público morno e depois o público frio.
Lembre-se de que a intenção de atingir o público frio, é torna-lo morno e em seguida um público quente.
Afinal, quais são as ações de Marketing?
Funil de vendas: Como estruturar?
No funil de vendas, independente se é loja física ou loja virtual, existem algumas ações que devem ser tomadas para cada nível de consciência de público.
Público Frio
O público frio dificilmente pensa em ir comprar na sua farmácia, afinal pode ser que este público more em outro bairro que fica muito longe e de fato não compensa para elas irem à sua farmácia ou muitas das vezes, eles nem conhecem sua farmácia.
Por isso, o primeiro passo é fazer com que as pessoas conheçam sua farmácia, conheçam a marca e entendam o propósito da sua empresa.
Se a sua marca/negócio for voltado ao preço baixo, faça a cidade inteira saber disso através de carros de som, anúncios pagos nas redes sociais, pague influenciadores para falarem da sua empresa nas redes sociais e indicarem seus produtos, panfletos nas ruas com o endereço da sua farmácia e de suas redes sociais etc.
Para o público frio, é necessário impactar de forma positiva para fazer com que saibam quem é você e na onde está.
Dessa forma, cada vez mais pessoas vão saber que sua marca/empresa existe e então vai no seu negócio para pelo menos ver como é.
Mas, de modo geral as ações mais recomendadas para público frio são:
- Fachada e Vitrine
- Locutor na porta da farmácia
- Spot de rádio/carro de som
- Blitz de Saúde
- Ações de Panfletagem
- Exposição de Gôndola
Público Morno
Para o público morno é ideal fazer com que ele se cative com sua farmácia, isto é gerar valor para o consumidor a ponto de fazer ele retornar à farmácia diversas vezes.
O público morno já sabe que sua farmácia existe, porém não dá prioridade para o seu negócio porque o enxerga como “só mais uma farmácia“.
Então, se as pessoas precisarem de algum produto, apesar de saberem onde está sua farmácia, essas pessoas não darão prioridade para comprar de você.
Pensa bem, se as pessoas já sabem onde é sua farmácia, já compraram uma vez ou outra e ainda pensam em comprar de concorrentes.
O que fazer nesse caso?
Veja abaixo algumas ações de marketing que devem ser realizadas para atingir o público morno:
- Estoura Balão
- Voucher de desconto
- Ações de Ponto de Venda
- Layoutização
- Precificação bem identificada
- Já no público quente, existem algumas ações de marketing importantes a se fazer também!
Público Quente
O público quente são pessoas que já tomaram a decisão de ir comprar na sua farmácia ou já compraram.
Porém, ainda sim corre o risco dessas pessoas não voltarem a comprar na sua farmácia e consequentemente seu faturamento não sobe.
Afinal, um faturamento crescente se dá não somente ao fato de você atrair cada vez mais clientes e sim pelo fato de você fidelizar seus clientes.
Por isso, vamos te apresentar algumas estratégias de marketing para fazer com que você consiga aumentar seu faturamento ao longo dos meses com a fidelização de clientes.
As ações para a farmácia são:
- Caixa Inteligente
- Descontos inteligentes de produtos
- Produtos interligados (fralda, lenço umedecido e pomada)
- Uso do PEC: Programa de Estratégias Competitivas no pós-venda (o PEC é disponibilizado para todas farmácias associadas à Febrafar)
Como Analisar o Funil de Vendas
Para analisar o funil de vendas da farmácia, é necessário comparar o aumento (ou declínio) do faturamento ao longo dos meses.
Caso o faturamento sofra algum impacto, é necessário ficar atento às notícias e caso não esteja acontecendo nada no mundo que impacta seu faturamento, as ações recomendadas que causaram este impacto.
Vale ressaltar que os custos das ações devem ser adicionadas aos gastos da farmácia e não deve ultrapassar 3% do faturamento.
Mas, toda essa análise é assunto para um outro artigo…
Leia também este artigo complementar: Copywriting para Farmácias: O triplo de vendas em 6 meses usando técnicas de comunicação
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