Pedro Rodrigues

Propagandas criativas para Farmácia: O que é e como criar?

Ao longo dos anos, existiram milhares de propagandas criativas para farmácia que deram certo e geraram prosperidade para quem às criou.
Logo, se você quer criar propagandas para farmácia ou para os medicamentos que você desenvolveu, é necessário fazer uma viagem no tempo para olhar a originalidade de propagandas antigas que geraram grandes resultados para as marcas.

Entender a forma que as maiores empresas do ramo farmacêutico criaram suas propagandas a 100 anos atrás e como diversas dessas empresas sobreviveram e continuam anunciando hoje, é primordial caso queira divulgar sua farmácia ou seus produtos.
Paralelamente, é importante também analisar as propagandas atuais.

Por isso, nesse artigo a Universidade da Farmácia vai te mostrar diversas propagandas criativas para farmácias e depois que você concluir sua leitura, poderá criar suas próprias propagandas.

Propagandas criativas para farmácia de 100 anos atrás

No século anterior, foram criados produtos que são comercializados até hoje e outros que simplesmente desapareceram do mercado. Mas, por quê?

Isso ocorreu pela qualidade do produto? Por que era diferente dos outros?

Claro que, isso pode ter influenciado.

Porém, o que de fato fez com que estes produtos vendessem muito e se consolidassem no mercado, eram as propagandas criativas da época.
Conheça algumas propagandas de produtos que você conhece hoje que são comumente vendidos na farmácia!

Minâncora

A pomada Minâncora surgiu em 1912 e ainda atualmente é vendida em farmácias.

Bayer

Como você pode ver, um diferencial da Bayer dentro das propagandas são as histórias.

Adicionamos a Bayer aqui, pois foi fundada em 1863, com certeza passou por inúmeras modificações dentro de suas propagandas e logo vamos comparar com suas propagandas atuais.

Biotônico

Quem nunca tomou Biotônico quando era criança? (ninguém escapou)

Biotônico surgiu em 1910 e é vendido até os dias de hoje.

Johnson & Johnson

A Johnson & Johnson surgiu em 1886.

Assim como a Bayer, a Johnson & Johnson também passou por diversas modificações nas suas propagandas ao longo do tempo.
No próximo capítulo, iremos analisar suas propagandas atuais.

Qual a diferença das propagandas antigas para as atuais?

De fato, as propagandas antigas eram muito mais apelativas ao lado emocional do ser humano.

Existiam muito mais histórias dentro das próprias propagandas que mostravam como o ser humano é capaz de se sentir após consumir este produto.

A principal diferença entre as propagandas daquela época são o formato e tamanho da propaganda.

Hoje em dia, as propagandas são muito mais rápidas e simples de se fazer.

Quase ninguém hoje em dia quer ler textos extensos ou ver vídeos muito longos quando falamos de propaganda.

Então, como estas marcas que sobreviveram nas milhares de alterações no mundo da publicidade e propaganda tem se posicionado atualmente?

Empresas que sobreviveram e continuam criando propagandas

Minâncora

Bayer

Biotônico

Johnson & Johnson

Como você pôde ver, cada uma das marcas hoje em dia se posicionou de uma forma diferente de alguns anos atrás.

Grande parte destas marcas utilizam o feed, stories ou reels do Instagram, utilizam também o Youtube, Google, tik tok, entre outras redes sociais ou redes de pesquisa para se posicionarem no mercado.

Claro que o foco não é 100% em mídia online, mas, hoje em dia, os posts da mídia online geralmente, tem a mesma “base” da mídia offline.

O que mudou nas propagandas?

Os profissionais foram obrigados a alterar o estilo de propaganda justamente por causa do público.

Hoje em dia, as pessoas estão muito mais imediatistas e não gostam de perder tempo, seja nas redes sociais da marca ou na própria loja.
Por isso, hoje em dia quando falamos de propaganda para uma empresa, é necessário ser imagens com pouco texto ou vídeos muito curtos.

Como chamar atenção hoje em dia na Farmácia?

Baseado em tudo que você leu e viu durante esse artigo, já tem uma certa noção de como está sendo feito as propagandas hoje em dia.

Mas, como sair da teoria e ir para prática?
Por isso, para que você crie uma boa propaganda, você precisa entender sobre 4 partes importantes:

Criativo, Estrutura, Tráfego e Conversão.

Criativo

O criativo é a imagem ou vídeo pelo qual você vai anunciar.

Nesse caso é chamado de criativo porque o próprio Marck Zuckerberg disse que, para que haja conversões e você consiga se diferenciar do mercado, você precisa ter criatividade ao montar suas propagandas.

Mas, qual ferramenta usar parar criar suas propagandas?

Antigamente, era usado lápis para desenhar artes que serviriam em propagandas.

Hoje em dia, não é necessário passar dias e dias desenhando uma propaganda.

Na verdade, existe um meio de pegar a propaganda “semipronta”.

Para que seja possível, acesse o site chamado Canva, onde você poderá fazer suas artes gratuitamente.

Caso você ainda não possua nenhuma habilidade com Design, basta acessar a seção de “template” onde será possível pegar um modelo pronto e editar à sua maneira.

Estrutura

A estrutura, nada mais é do que o local pelo qual você fará sua propaganda.

Se for online, uma página bem configurada no Google Meu Negócio, um perfil no Instagram/Facebook bem montado é ideal para utilizar como estrutura.

Se for offline, é necessário ter uma loja bem montada e com uma boa estrutura.

Dentro da sua estrutura você deverá colocar suas propagandas.

Tráfego

O tráfego, são as pessoas que vão olhar sua propaganda e vão decidir se vão entrar ou não na sua zona de conversão.

Quanto melhor sua propaganda e maior o tráfego, mais são as chances de você conseguir converter as pessoas.

Por isso o tráfego é algo superimportante!

Dentro do online, ter uma farmácia com um Instagram bem estruturado é fundamental para que sua propaganda “converse” com os possíveis clientes.

Já no mundo físico, é ideal ter uma farmácia num ponto bem-visto, afinal, quanto mais bem visto o ponto que sua farmácia está localizada e claro com uma boa estrutura, maior a quantidade de pessoas que visitam a loja.

Veja esse vídeo explicativo sobre tráfego:

Conversão

Todos os três pilares anteriores vão fazer com que as pessoas cheguem na sua farmácia ou nas redes sociais da farmácia, olhem a propaganda e tenham o desejo de comprar.

A partir desse momento, é necessário prestar um bom atendimento a todos que chegarem na Farmácia, seja no balcão, direct do Instagram ou Whatsapp.

Por fim, dessa forma você consegue criar uma propaganda para farmácia, fazer com que essa propaganda chegue até as pessoas, gere o desejo de compra e o atendimento realiza a conversão, tornando assim sua propaganda eficaz.