Kelly Miyake

SEGMENTO FARMACÊUTICO MOVIMENTA 185,4 BILHÕES

O segmento farmacêutico é um dos mais importantes e movimentados do Brasil, com 90.933 farmácias em atividade e um faturamento de R$ 185,4 bilhões. Esses números impressionantes revelam a relevância do setor para a economia do país e a importância do acesso da população a medicamentos e produtos de saúde.
De acordo com dados do IQVIA (MAT 02/2023), a distribuição do faturamento por associação apresenta algumas tendências interessantes. A Abrafarma, por exemplo, é responsável por 44,2% do faturamento total, com um número de lojas de 9.720 e representatividade de lojas de 10,7%. Já a Febrafar, com 14.344 lojas e representatividade de lojas de 14,6%, é responsável por 13,7% do faturamento total.
As farmácias independentes, por sua vez, têm a maior representatividade em número de lojas, com 53.446 e representatividade de lojas de 58,8%, mas respondem por uma fatia menor do faturamento total, com 21,9%. As associações e franquias, com 9.347 lojas e representatividade de lojas de 10,3%, respondem por 8,3% do faturamento total. Por fim, as outras redes, com 5.119 lojas e representatividade de lojas de 5,6%, respondem por 12% do faturamento total.
Outro dado interessante é a representatividade de tipos de produtos por associação. As associações e franquias têm a maior representatividade de produtos propagados, com 36%, enquanto as outras redes têm maior representatividade de produtos genéricos, com 18%, e produtos não medicamentosos, com 41%. Já as farmácias independentes têm a maior representatividade de produtos trade, com 15%, e as associações e franquias, genéricos, com 25%.Outro dado interessante é a representatividade de tipos de produtos por associação. As associações e franquias têm a maior representatividade de produtos propagados, com 36%, enquanto as outras redes têm maior representatividade de produtos genéricos, com 18%, e produtos não medicamentosos, com 41%. Já as farmácias independentes têm a maior representatividade de produtos trade, com 15%, e as associações e franquias, genéricos, com 25%.
Esses dados revelam a diversidade do segmento farmacêutico brasileiro e a importância de se conhecer as particularidades de cada associação e rede para entender melhor o mercado. Além disso, a análise dos dados pode ajudar empresários e investidores a identificar oportunidades e tendências no setor, aprimorar suas estratégias de negócios e contribuir para o desenvolvimento do mercado como um todo.
É importante destacar, ainda, a relevância social do segmento farmacêutico e a necessidade de se garantir o acesso da população a medicamentos e produtos de saúde de qualidade. Nesse sentido, é fundamental que as empresas do setor atuem de forma ética e responsável, respeitando as normas sanitárias e garantindo a qualidade dos produtos oferecidos.
Em resumo, o segmento farmacêutico é um dos mais importantes e movimentados do Brasil, com um faturamento de R$ 185,4 bilhões e diversas particularidades em relação à distribuição do faturamento e tipos de produtos por associação. A análise desses dados pode ajudar empresários e investidores a identificar oportunidades e tendências no mercado, contribuindo para o desenvolvimento do setor e para o acesso da população a produtos de saúde de qualidade.