Kelly Miyake

Tudo que você precisa saber sobre MIPs e OTCs

A venda de MIPs e OTCs dentro da drogaria representa cerca de 18,5% do total, atrás apenas da venda de prescrição. Foi pensando nisso 

A pesquisa realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa – IFEPEC sobre o comportamento do consumidor em farmácias no Brasil mostra que 95,5% dos entrevistados precisam de ajuda de um atendente para encontrar esses produtos na loja. Mas afinal, o que você precisa saber sobre MIPs e OTCs para otimizar a venda na drogaria?

Vamos começar com o conceito e a diferença entre entre OTCs e MIPs:

MIP

MIP é a sigla para Medicamento Isento de Prescrição. São os medicamentos disponíveis nas drogarias que não exigem a apresentação de receituário médico, odontológico ou de outro profissional da área da saúde. São aqueles aprovados pelas autoridades sanitárias para realizar o tratamento de sintomas menores e mais simples, como por exemplo dores de cabeça, tosse, dores musculares e febre branda. Ou seja, os MIPs fazem parte da categoria de OTCs.

OTC

É a sigla para o termo em inglês “Over the Counter” em uma tradução livre: “fora do balcão”. São os produtos de venda livre dentro da drogaria. Vale ressaltar que o universo de OTCs abrange tanto medicamentos (MIPs) como os não-medicamentos. Um exemplo dessa situação são os polivitamínicos que possuem registro como suplemento alimentar mas por não se tratarem de medicamentos, não ingressam na categoria de MIPs.

Critérios para o medicamentos ser considerado um MIP

Em 2016, a Anvisa publicou a RDC Nº 98, que define os 7 critérios e exigências para que um medicamento isento de prescrição possa ser vendido diretamente ao cliente.

Conheça cada um deles:
  1. Tempo de comercialização do princípio ativo
  2. Perfil de Segurança
  3. Indicação para tratamento de doenças não graves
  4. Utilização por Curto Período de Tempo
  5. Ser manejável pelo paciente
  6. Apresentar baixo potencial de risco em situações de mau uso ou abuso
  7. Não apresentar potencial de causar dependência

Como orientar os seus clientes na hora das compras de MIPs e OTCs?

Embora os medicamentos isentos de prescrição possuam baixo potencial de toxicidade e de interações medicamentosas, é importante fazer alguns alertas sobre o uso para o cliente, sendo eles: 

  1. Você pode cuidar sozinho apenas de pequenos sintomas já conhecidos ou diagnosticados. 
  2. Sempre leia a bula dos medicamentos e informações da embalagem para não errar a dosagem e conhecer os efeitos colaterais.
  3. Ao escolher um Medicamento Isento de Prescrição, faça isso com a ajuda de um farmacêutico.
  4. Se os sintomas persistirem por mais de três dias, procure um médico e pare de tomar os medicamentos isentos de prescrição.
  5. Nunca alterar a dose para mais ou menos do que a indicada pela bula ou pelo farmacêutico. 
  6. Sempre verificar com um médico antes de iniciar algum tipo de interação com outro medicamento 
  7. Nunca cortar comprimidos ou retirá-los de dentro da cápsula para não causar efeitos adversos e afetar a ação do medicamento
  8. Sempre verificar o prazo de validade para não consumir medicamentos vencidos

Como otimizar a venda de MIPs e OTCs na farmácia?

Para otimizar a venda de MIPs e OTCs na drogaria, além de conhecer os termos e as orientações ao consumidor, você precisa estar atento a alguns detalhes.

Se, como falamos no início desse artigo, 95,5% dos consumidores possuem dificuldade em localizar os MIPs na drogaria, o que pode ser feito para ajudá-los?

Confira 3 dicas práticas para otimizar o atendimento e o autosserviço dessas categorias:

1. Fora do balcão

Como o próprio nome já diz, os OTCs devem estar do lado de fora do balcão da drogaria. Se a sua farmácia não dispões de muito espaço, analise principalmente aqueles que são de Curva A para compor as gôndolas externas. E lembre-se: por se tratar de produtos para sintomas leves e já conhecidos pelos clientes, você deve facilitar a localização desses produtos para que o cliente execute o “autosserviço”, ou seja, o próprio cliente ter a autonomia de pegá-lo na gôndola sem precisar ir até o balcão solicitá-los.

2. Gestão por categorias

Nem todos os clientes conhecem o termo MIP ou OTC. Por isso, ao identificar as categorias em que esses medicamentos estão dispostos, lembre-se de fazer a identificação por meio dos sintomas. Por exemplo: coloque as testeiras identificadas da seguinte maneira medicamentos para DOR e FEBRE, GRIPES e ALERGIA, VITAMINAS e MINERAIS, e por fim, SISTEMA DIGESTIVO. Essa forma de categorização ajuda o cliente na hora de buscar o medicamento através do sintoma que ele possui.

3. Tire as dúvidas

Mantenha as gôndolas de MIPs próximas ao balcão. Embora os clientes queiram a praticidade de localizar e pegar o próprio medicamento sem a ajuda de um atendente, eles podem ter dúvidas em relação a qual medicamento comprar ou sobre a usabilidade desses compostos. Por isso, ao colocar os MIPs próximos ao balcão, você garante que sempre terá um atendente para auxiliar o cliente caso ele precise.

Agora que você já conhece a importância das categorias de OTC e MIPs dentro da drogaria, comece hoje a aplicar as dicas da Universidade da Farmácia e otimize as vendas desses produtos.